Rio

Bombeiros, biólogos e voluntários libertam baleia encalhada em praia de Arraial do Cabo

O animal, que tem cerca de 7 metros de comprimento, foi solto às 16h30m, e devolvido de volta ao mar
A jubarte estava encalhada desde ontem em Praia Grande, na Região dos Lagos. Uma equipe de bombeiros, biólogos e voluntários se dedicaram a manter o animal vivo. Imagens: Daniel Berbert
A jubarte estava encalhada desde ontem em Praia Grande, na Região dos Lagos. Uma equipe de bombeiros, biólogos e voluntários se dedicaram a manter o animal vivo. Imagens: Daniel Berbert

RIO - Após quase 20 horas, bombeiros, biólogos e voluntários conseguiram libertar uma baleia jubarte, jovem, de aproximadamente nove toneladas, que encalhou no canto da Praia Grande, em Arraial do Cabo, por volta das 19h deste sábado. O animal, que tem cerca de 7 metros de comprimento, foi solto às 16h30m, e devolvido de volta ao mar.

LEIA MAIS: Poluição pode ser uma das causas do encalhe de baleias

Para realizar o resgate da Jubarte, a área foi isolada para não atrapalhar as equipes, que trabalharam ininterruptamente para desencalhar a baleia desde a noite de sábado. Bombeiros cavaram um buraco na

areia com a ajuda de duas retroescavadeiras, onde a água do mar entra. Eles conseguiram, depois de muito esforço empurrar o animal para dentro desse canal improvisado.

- As baleias estão mais presentes no literal do Rio porque essa é a rota migratória delas nesta época do ano, quando saem do Sul para a Bahia, onde se reproduzem. Em novembro elas voltam. Pelo empenho da equipe ela pode se recuperar, mas está muito cansada pelo tempo que está encalhada. Seu próprio peso na areia comprime os órgãos, porque é um animal de flutuação - disse uma bióloga que ajudou nos trabalhos.

As equipes jogaram baldes de água para manter o animal vivo. O trabalho foi acompanhado de perto por dezenas de pessoas.

Em agosto, pelo menos três jubartes encalharam na costa do Rio de Janeiro em apenas uma semana. Os animais apareceram em pontos diferentes do litoral: Búzios, Restinga de Marambaia e Ilha Grande. Nesses episódios, duas foram resgatadas e voltaram para alto mar, e uma morreu. Uma quarta baleia apareceu morta próxima à restinga de Marambaia. Segundo pesquisadores, ela morreu em alto mar e foi trazida pela maré.