Por Jornal da EPTV 2ª Edição


Rio Claro é uma das cidades do Estado de SP com queda no número de crimes

Rio Claro é uma das cidades do Estado de SP com queda no número de crimes

Rio Claro (SP) teve redução em todos os índices de criminalidade em 2017, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A situação foi possível depois de uma integração entre Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e prefeitura.

Ação integrada de PM e GCM

No Centro da cidade a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, flagrou uma briga de moradores que foi contida pela GCM. Os guardas estão agindo nesse tipo de caso e até em casos mais graves com prisões em flagrante.

“Teve um roubo uma loja e a Guarda interveio, deteve o indivíduo e ele foi levado para a delegacia”, disse o comandante da GCM, Luís Fernando de Godoy.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, Luís Fernando de Godoy — Foto: Reprodução/ EPTV

No ano passado foram criadas duas centrais de segurança integradas, sendo uma em região de comércio na estação ferroviária. A unidade é compartilhada com a PM que usa o local como ponto de apoio.

O comandante diz que essa parceria vai além. As duas corporações fazem reuniões semanais para definir ações em conjunto, como operações e patrulhamentos.

“A PM está patrulhando uma parte da cidade e nós da Guarda patrulhamos onde não tem a viatura da PM, dividindo o serviço e o trabalho para todo mundo”, explicou.

GCM e PM tem unidades de segurança integradas em Rio Claro — Foto: Reprodução/ EPTV

Queda na criminalidade

A união de forças já deu resultados. O balanço da SSP indica que em 2017 Rio Claro reduziu todos os índices de criminalidade. Só os homicídios tiveram queda de 25%.

A estatística de latrocínio caiu 66,6% de 3 casos para 1 de 2016 para 2017. O número de estupros caiu 25% caindo de 44 para 33 no mesmo período.

Somando os registros de roubo e furto de veículos, a queda foi de 28,7%, saindo de 1.136 casos para 809. Os roubos em geral caíram 32,9%, saindo de 1.313 para 880 casos.

Parceria com prefeitura

O major da PM Rogério Carlos Capuano explica que a maior preocupação é com os homicídios e roubos. Ele afirma que para chegar ao resultado a prevenção tem sido feita de várias formas.

O major da PM de Rio Claro Rogério Carlos Capuano — Foto: Reprodução/ EPTV

“Temos uma parceria muito boa com as prefeituras. Por exemplo, se a gente nota em uma cidade uma região perigosa, mal iluminada, onde mato está crescido, nós comunicamos a prefeitura e ela vai lá e faz a poda desse mato, se preocupa com a iluminação e nos auxilia”

Estudante pede mais rondas

O estudante da Unesp Santiago Nuri Fernandes acredita que as ações devem ser intensificadas, porque foi assaltado no primeiro dia de aula na região do campus. Ele diz que outros estudantes consideram a região perigosa e já deixaram a cidade por isso.

“É necessário tanto dentro do campus como no bairro Bela Vista onde os estudantes moram precisa ter um policiamento maior. Eu vejo muito pouco a polícia fazendo ronda”, disse.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a PM faz “policiamento ostensivo e preventivo na região, distribuindo seu efetivo nos locais com maior incidência criminal. As informações dadas pelos estudantes serão analisadas e o patrulhamento reorientado”, informou, ressaltando a importância do registro do boletim de ocorrência para que os locais de maior incidência sejam monitorados e investigados.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1