FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 2018

Por Gladys Peixoto, G1 Mogi das Cruzes e Suzano


Utensílios usados no preparo de doces e salgados e na quermesse são armazenados em galpões na Casa da Festa — Foto: Gladys Peixoto/G1

Depois de passar dois anos arrumando a estrutura física da Casa da Festa, a Associação Pró-Divino vai investir em equipamentos em 2018. O local é usado para a produção dos doces e salgados da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes.

Este ano o evento acontece de 10 a 20 de maio e terá como tema “Divino Espírito Santo iluminai a juventude e concedei-nos vossa paz”.

O presidente da associação, Josmar Cassola, destacou que já comprou uma balança e um mixer industrial. “Precisamos repor o maquinário. Embora os doces sejam caseiros, eles seguem uma receita e precisamos de uma balança de precisão para pesar os ingredientes.”

Panelas são guardadas em um dos galpões na Casa da Festa — Foto: Gladys Peixoto/G1

A Casa da Festa conta agora com um salão central, um espaço para os tachos de doces e dois galpões que servem para guardar panelas, cumbucas, chapas, caldeirões, entre outros apetrechos. Um deles tem uma câmara fria para armazenamento dos doces.

Chaminés do fogões a lenha ganharam mais 1 metro para teto ser elevado — Foto: Gladys Peixoto/G1

Outra mudança foi o aumento das chaminés dos fogões a lenha onde os doces são feitos. Elas ganharam 1 metro a mais e melhorias para não haver fumaça na área.

Os salgados são distribuídos em 8 freezers. “Também queremos comprar mais freezers. Assim como tambores onde guardamos o doce. Atualmente temos 34, mas a ideia é dobrar. Vendemos dez tambores de doce por noite na quermesse. No ano passado, esses 34 tambores deram para os primeiros três dias de festa. Então queremos ter uma quantidade maior quando a festa tem início. No sábado da Entrada dos Palmitos as abelhinhas querem participar também. Então, ficamos sem voluntários para confeccionar os doces. Então, se aumentarmos o número de tambores poderemos terminar a produção dos doces na sexta-feira que antecede a Entrada”, explicou Cassola.

Com a melhoria da estrutura que foi feita do final de 2015 até 2017, a Casa da Festa ainda ganhou espaços diferenciados para a produção dos doces e salgados.

Salão principal da Casa da Festa que será usado para a produção de salgados — Foto: Gladys Peixoto/G1

O salão principal será destinado para a confecção dos salgados. Já os doces serão feitos na área externa e também em uma cozinha localizada em um galpão próximo aos tachos.

Além do trabalho das abelhinhas, a Casa da Festa conta com a solidariedade dos devotos. Algumas das frutas usadas nos doces não são encontradas em feiras e supermercados e são obtidas por meio de doações.

É o caso da laranja azeda e do mamão verde. “No ano passado conseguimos aproximadamente 500 quilos de mamão e 500 quilos de laranja de doação. Foi a dona Albertina que é devota quem nos doou. Como ela mora em uma área rural no Itapeti conseguiu as frutas com vizinhos e também trouxe algumas da sua propriedade.”

Já abóbora, como a quantidade é grande, a associação compra a fruta. Segundo Cassola, no ano passado foram 3,3 mil quilos e esse ano devem ser usados 3,5 mil quilos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você