Por MGTV e G1 Centro-Oeste de Minas


Em Bom Despacho, crimes violentos caíram em quase 20% nos três primeiros meses de 2018 — Foto: Prefeitura de Bom Despacho/divulgação

O índice de crimes violentos na região de Bom Despacho diminuiu em cerca de 30% entre o primeiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2017. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (20) pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (PM), que abrange 19 municípios do Centro-Oeste de Minas.

Entre as principais quedas dos índices de crimes violentos estão Bom Despacho, sede do batalhão, Lagoa da Prata e Abaeté.

São considerados crimes violentos homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, roubos, extorsões mediante sequestro, sequestros e cárceres privados, além de roubos contra o patrimônio.

Em Bom Despacho, a redução registrada ficou em 19,51%. Já em Lagoa da Prata, a queda foi de 52%, conforme a PM. Em Abaeté, o número de crimes violentos reduziu em 23%.

Divinópolis, Lagoa da Prata, Abaeté e Bom Despacho aparecem entre os destaques, segundo a PM

Divinópolis, Lagoa da Prata, Abaeté e Bom Despacho aparecem entre os destaques, segundo a PM

Divinópolis

Em Divinópolis, o 23º BPM informou que houve redução em nos crimes de roubos e homicídios. A polícia atribuiu a queda nos índices a duas operações que são realizadas há mais de 70 dias na região: "Guardião" e "Saturação".

"Com a implantação da Operação Saturação em Divinópolis tivemos uma redução em torno de 50% dos roubos. Além disso, tivemos a redução de 37% dos homicídios. Tivemos um total de 25 armas apreendidas, e 380 pessoas presas durante mais de 70 dias de operação", comenta o tenente-coronel Rodrigo Teixeira Coimbra.

Em 2017

Um levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), divulgado em março deste ano, apontou que, dos 134 casos de homicídios registrados no Centro-Oeste de Minas em 2017, quase 40% foram cometidos em Divinópolis.

Segundo o órgão, no último ano, o município registrou 52 casos consumados de crimes contra a vida. No comparativo com 2016, quando houve o registro de 30 homicídios, esse tipo de ocorrência quase que dobrou.

Para a Polícia Civil, parte dos homicídios está ligada a outros tipos de crimes. Em declaração ao G1 em janeiro deste ano, o delegado que atua em casos de homicídio na cidade, Vivaldi Levilesse, comentou o aumento das ocorrências.

"Geralmente, as vítimas têm passagens criminais por roubo e tráfico e estas mortes estão relacionadas a acerto de contas, disputa de ponto de tráfico de drogas ou desacerto na divisão de produtos de roubo", observou Levilesse.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1