Concurso PC PC PI 2018: Edital com 350 vagas pela NUCEPE nesta quinta-feira, 05 de abril!


    Cresce a expectativa de realização do concurso público da PC do Estado do Piauí (Concurso PC PI 2018). em consonância com o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, o edital de abertura do concurso da corporação será divulgado na próxima quinta-feira, 05 de abril. “Como foi prometido e vamos cumprir, o lançamento do edital será dia 05 de abril. São 350 vagas para todo o Estado. Os últimos detalhes estão sendo organizados para o lançamento”, disse.

    A corporação divulgou no Diário Oficial do Estado do dia 21 de março, o extrato de ratificação que confirma o Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos (NUCEPE) como organizadora do concurso.  “O Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu Costa, ratifica a contratação direta da NUCEPE/UESPI para realização de concurso público, sob o fundamento do inciso XIII, art.24 da lei nº8.666/93, posto trata-se de entidade da administração estadual que tem entre suas funções institucionais a função específica de realizar concursos públicos, igualmente a vantajosidade da futura contratação, já objetivo de recomendação contida na Instrução Normativa Conjunta CGE/SEFAZ/SEPPLAN, que prevê parceria entre o Estado do Piauí e a UESPI (NUCEPE) de modo que o concurso seja executado sem ônus para o Estado”, diz o texto.

    No dia 14 de março, a corporação igualmente havia dado um grande passo para divulgação do certame, quando formou a comissão responsável pelo concurso.

    “O exmo. Sr. Secretário de Segurança Pública resolve designar Adriana Maria Xavier Fontes Máximo, Delegada de PC, Higgo Martins Moura, Delegado de PC, representantes da Secretaria de Segurança Pública, Francisco Felipe da Silva Filho, Presidente interno do NUCEPE, Milton Gustavo Vasconcelos Barbosa, representante da Ordem dos Advogados do Brasil-Secção Piauí, Guilherme Fortes Mendes Ferraz, representante do SINDEPOL-Sindicato dos Delegados de PC, Raimundo Jorge de Andrade Junior, representante do SINDIPERITOS-PI-Sindicato dos Peritos, Francisco Wilson Gomes Leal, representante do SINPOLPI-Sindicato dos Policiais Civis, para, sob a presidência da primeira, integrarem a comissão do concurso destinado ao procimento dos cargos de Delegado de PC, Agente de PC e Perito Criminal”, diz o texto.

    O Concurso PC PC PI 2018

    O concurso da PC PC/PI 2018 tem expectativa de oferecer 350 vagas, distribuídas entre cargos de Agente, Delegado, Escrivão e Perito Criminal. A distribuição vagas para cada cargo além disso não foi revelada.

    O governador do Estado, Wellington Dias, falou sobre a abertura do concurso PC-PI 2018. “A segurança é nossa prioridade. Mesmo com grandes dificuldades autorizei concurso para PM, Bombeiros e Agentes Penitenciários. Já chamamos quase mil policiais e agora a atenção à PC. É um momento em que tomamos uma decisão em prol da segurança do povo do Piauí”, disse o governador.

    No ano passado, o Delegado-Geral, Riedel Batista, deu detalhes do certame. “Esse concurso, possivelmente, terá quatro editais. Cada cargo, um edital diferente. A comissão deve ser nomeada agora em agosto [2017] para comentar com cuidado todos os pontos”, disse.

    Neste ano estão previstas mais de 200 aposentadorias, o que torna a abertura do concurso urgente.

    Último Concurso PC PC PI

    O último concurso da PC PC-PI foi divulgado em 2014. Na época, o certame, igualmente organizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (NUCEPE), contou com oportunidades para os cargos de Delegado (20) e Escrivão (20). Os salários oferecidos oscilaram entre R$ 10.914,54 e R$ 3.194,35, respectivamente.

    Para concorrer a uma das vagas, foi necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, nível superior, além de graduação em direito (somente Delegado). O certame foi composto de cinco etapas:

    a) primeira etapa, de caráter classificatório e habilitatório, consistirá na realização de Prova Escrita Objetiva, Prova Escrita Dissertativa e Avaliação de Títulos (de caráter classificatório) que será aplicada, de acordo com critérios estabelecidos neste Edital;

    b) segunda etapa, de caráter habilitatório, constará de Exames de Saúde (médico), de acordo com critérios estabelecidos neste Edital;

    c) terceira etapa, de caráter habilitatório, compreenderá o Teste de Aptidão Física e constará de exames atléticos inerentes ao cargo, de acordo com previsto neste Edital; Concurso Público Delegado de PC do Piauí.

    d) quarta etapa, de caráter habilitatório, consistirá na aplicação de Exame Psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas.

    e) quinta etapa, igualmente de caráter habilitatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, igualmente da vida atual do candidato.

    Além das atribuições previstas na legislação processual, competem aos Delegados de Polícia de Carreira: cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da polícia judiciária; lavrar termos circunstanciados, instaurar e presidir inquéritos policiais e outros procedimentos administrativos e fazer o indiciamento de forma fundamentada, dentro de sua circunscrição; promover diligências, solicitar informações, requisitar exames periciais e outros documentos necessários à instrução do inquérito policial ou de outros procedimentos; assegurar o sigilo necessário à elucidação do fato e às investigações a seu cargo; dar cumprimento a atos emanados da Justiça, na esfera de sua competência; praticar atos administrativos de natureza policial e dirigir a Delegacia de Polícia, determinando as diligências investigatórias, na forma que se dispuser em regulamento; zelar pelo efetivo cumprimento dos princípios e funções institucionais da PC; zelar pelo efetivo cumprimento dos direitos e garantias fundamentais; praticar outros atos inerentes às suas atribuições, nos termos do regulamento.

    Informações do concurso
    • Concurso: PC do Piauí
    • Banca organizadora: NUCEPE
    • Escolaridade: superior
    • Número de vagas: 350
    • Remuneração: em definição
    • Inscrições: em definição
    • Taxa de Inscrição: em definição
    • Provas: em definição
    • Situação: ANUNCIADO

    Saulo Moreira

    Concurso PC PC PI 2018: Edital com 350 vagas pela NUCEPE nesta quinta-feira, 05 de abril!

    Vote


    The following two tabs change content below.

    Saulo Moreira

    Editor do Site Notícias Concursos com mais de 2 mil artigos publicados.

    Latest posts by Saulo Moreira (see all)

    Deixe seu Comentário



    Fonte: Notícias Concursos