Política Radar

'Ninguém sabe o que aconteceu', diz pai de americana desaparecida com a família após assalto no Pará

Casal e dois filhos sumiram após ação de piratas em balsa perto de Belém
Família durante visita às Cataratas do Iguaçu Foto: Reprodução / Instagram
Família durante visita às Cataratas do Iguaçu Foto: Reprodução / Instagram

RIO — O pai da americana Emily Faith Hart, desaparecida junto com a família desde domingo após um assalto em Breves , a 220 quilômetros de Belém, acompanha as investigações sobre o caso atentamente dos Estados Unidos, onde mora. Em conversa por telefone com o GLOBO, Warren Brandle disse que não há prova de que Emily, o marido e as filhas tenham sido levados como reféns.

Segundo a polícia, a família estava numa balsa em direção ao Amapá quando a embarcação foi assaltada por piratas, em Breves. Warren Brandle contou que um amigo da família que mora em São Paulo entrou em contato com a empresa responsável pela balsa. Segundo o amigo, a empresa informou que os piratas entraram na embarcação no meio da noite, por volta das 19h, e saíram à 1h levando tudo que podiam carregar. Ainda de acordo com as informações passadas pela empresa, a balsa chegou em Breves às 4h, e os funcionários achavam que a família estava dormindo dentro da van.

— No período entre 1h da manhã, quando os piratas saíram, e 4h quando a balsa chegou em Breves e que perceberam que eles desapareceram, ninguém sabe o que aconteceu. Isso não faz sentido, eles são pessoas espertas, adaptáveis. Os dois viajavam a América do Sul há cinco anos e nunca tiveram problemas — disse Brandle, preocupado.

O último contato de Brandle com a filha foi na sexta-feira, via Skype. Emily enviou uma foto da passagem de balsa e avisou que embarcaria com o marido e as filhas no sábado para Macapá. Brandle foi avisado do desaparecimento através de uma ligação da embaixada americana no Brasil. Ainda segundo ele, a filha e o marido saíram de Florianópolis há dois meses e o único vínculo que eles têm com o Brasil é o amigo que mora em São Paulo.

— Eles avisaram que iam embarcar no sábado de manhã e eles estavam na balsa porque a tripulação os viu. São a minha filha, meu genro e as minhas netas que desapareceram. Espero que sejam encontrados e bem — disse.

AMERICANOS  VIAJAVAM HÁ CINCO ANOS

Adam Harris Heart, de 39 anos, a mulher, Emily Faith Hart, de 37, e as duas filhas do casal, com idades de 3 e 6 anos, estavam há cinco anos fazendo viagens pelo mundo a bordo de uma van.

A aventura da família começou em outubro de 2012 com um plano de viajar durante um ano da Califórnia até a Terra do Fogo, no Chile. Após cinco meses percorrendo o continente de van, eles decidiram estender a aventura por tempo indeterminado e já passaram por mais de 14 países.

Sierra, a filha mais nova do casal, nasceu em junho de 2014 enquanto o casal estava em Florianópolis. Em uma entrevista para o jornal "Business Insider", Emily contou que fez o pré-natal no Peru, Chile, Argentina e Brasil.

O casal criou um site para mostrar as viagens da família, além dos registros nas redes sociais. No Instagram, a última foto publicada é do dia 29 de setembro e mostra a van da família atolada durante uma viagem entre Salvador e Recife. A primeira foto publicada no Brasil é do dia 20 de maio e mostra Emily com as duas filhas na fronteira com a Bolívia.

POLÍCIA DIZ QUE FAMÍLIA FOI VÍTIMA DE PIRATAS

Foto usada pela polícia nas buscas Foto: Reprodução / Instagram
Foto usada pela polícia nas buscas Foto: Reprodução / Instagram

Segundo a Polícia Civil do Pará, a família estaria entre as vítimas do assalto praticado por piratas por volta das 19h de domingo, no Lago Grande, em Breves. O empurrador e a balsa teriam sido deslocados para uma área conhecida como Porto dos Dias, onde os piratas retiraram os pertences das pessoas, abandonaram as embarcações e deixaram os tripulantes e os passageiros presos. Quando a polícia chegou ao local, percebeu que os americanos não estavam na balsa, mas deixaram a van que viajavam com os pertences. O veículo foi apreendido pela polícia em Macapá.

A Secretaria de Segurança do Pará (Segup) montou uma operação com três ações para encontrar a família. Foi instaurado um inquérito para investigar o desaparecimento com atuação das polícias Civil e Militar,  do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e do Bombeiros.

A Secretaria de Inteligência e Análise Criminal da Segup faz investigações nas redes sociais e está em contato com familiares das vítimas em Florianópolis, onde teriam residência, e nos Estados Unidos. Também foi instaurado um outro inquérito para investigar o roubo do empurrador Taigó I e da bansa Andorinha. Um helicóptero saiu na manhã desta quarta-feira para auxiliar nas buscas na região de Breves.

Em setembro deste ano, a inglesa Emma Kelty foi atacada por sete pessoas que são chamadas de "barrigas d'água", ou piratas do Amazonas. A esportista britânica, de 43 anos, desapareceu no Rio Solimões, na altura no município de Coari (363km de Manaus), no Amazonas (AM), após ser vítima de latrocínio — roubo seguido de morte. Emma viajava de caiaque, numa jornada que começou no Peru.