Topo

Coreia do Norte recebe visita de presidente do COI após participação em Jogos de Inverno

29/03/2018 10h56

SEUL (Reuters) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, viajou a Pyongyang nesta quinta-feira, relatou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, para uma visita que ocorre após a participação da Coreia do Norte na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, que ajudou a melhorar as relações intercoreanas.

Bach partiu do Aeroporto Internacional de Pequim em um voo da estatal norte-coreana Air Koryo com 10 outros dirigentes do COI, informou a Yonhap.

Durante os Jogos de 9 a 25 de fevereiro, Bach disse à Reuters que faria a visita a convite de Pyongyang, como parte de um acordo entre o COI e as duas Coreias.

Atletas dos dois países marcharam sob uma bandeira unificada da península na cerimônia de abertura em Pyeongchang, e os vizinhos estão vivenciando um relaxamento significativo nas relações desde os Jogos de Inverno.

O itinerário de Bach na capital norte-coreana ainda não está claro, mas sua visita ocorre em meio a um esforço internacional de aproximação com a Coreia do Norte.

Depois que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, fez uma visita inesperada a Pequim nesta semana --sua primeira viagem ao exterior desde que tomou posse em 2011--, seu engajamento com a comunidade internacional provocou a especulação de que ele pode tentar se reunir com outros líderes antes da cúpula com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e com o norte-americano, Donald Trump.