Por G1 Centro-Oeste de Minas


Medidas de proteção fizeram com que nascente aumentasse a vazão em Nova Serrana — Foto: Prefeitura de Nova Serrana/Divulgação

Um projeto de recuperação de nascentes começou a dar resultados em Nova Serrana. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, após um ano da adoção de diversas medidas de proteção, a nascente localizada no Morro dos Tocos, na Comunidade de Areias, já está com uma vazão 20% maior.

Conforme a secretaria, quando o projeto teve início, em março de 2017, a fonte tinha uma vazão de 4.320 litros por dia. Agora, a vazão diária está em 5.184 litros.

Proteção

O plano de recuperação envolve o mapeamento de áreas como a do Morro dos Tocos, além do cercamento inicial de nascentes e da revitalização de estradas rurais, com captação de água e construção de poços ao longo dos trechos.

Também faz parte do projeto a recuperação de áreas ambientalmente degradadas de encostas de morros com a construção de curvas de nível, criando uma proteção de drenagem em áreas de nascentes e nos pontos de recargas do lençol freático.

A secretaria informou que o plano de recuperação foi aprovado em 5º lugar pela Agência Nacional de Água (ANA) ainda em 2017 e, com isso, o município recebeu R$ 980 mil exclusivamente para obras de proteção hídrica. A Prefeitura ainda deve destinar mais R$ 99 mil para o projeto.

Atualmente, estudos técnicos estão em andamento para a adoção de outras medidas de proteção para que produtores sejam chamados para participarem dos trabalhos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1