Por Sílvio Túlio, G1 GO


Quem for sorteado poderá levar uma geladeira nova para casa — Foto: Enel/Divulgação

Moradores do Conjunto Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital, poderão participar do sorteio de 100 geladeiras na próxima quinta-feira (29). A iniciativa da Enel Distribuição Goiás, antiga Companhia Energética de Goiás (Celg), tem como intuito incentivar o uso eficiente de energia elétrica. Quem for beneficiado, terá que ceder o eletro antigo.

O projeto, que é contínuo e ocorre semanalmente sempre em um bairro diferente, foi implantado em Goiás em novembro, quando a Enel começou a operar no estado. Até agora, cerca de 3 mil geladeiras já foram entregues em diversos municípios goianos.

Para participar, o morador precisa comprovar que reside no bairro e apresentar um documento oficial com foto e a última conta de energia quitada. As inscrições podem ser realizadas desta quarta (28) até quinta-feira (29), das 10h às 17h, na Rua Newton Marques Ferreira, nº 220.

O sorteio ocorre também na sexta-feira, às 18h30. Já a entrega da geladeira será feita na sexta-feira (30), das 8h às 10h.

Para poder pegar uma geladeira nova no sorteio, consumidor precisa ceder a antiga — Foto: Enel/Divulgação

Energia eficiente

O projeto já é realizado há 12 anos no Rio de Janeiro e no Ceará, onde a Enel também opera. Segundo o gerente de projetos e sustentabilidade da empresa, Odailton Silva Arruda, a ideia é que a população possa utilizar a energia de forma mais eficiente.

"Na maioria das residências, a geladeira é o principal eletrodoméstico e sempre trabalha 24h por dia. As geladeiras velhas, verdadeiras "bombas", são focos de desperdício de energia. Com as novas, esse gasto é mais eficiente e o custo não é tão elevado", disse ao G1.

Em cima desse preceito, a empresa segue a premissa de que gasta menos adquirindo novas geladeiras e incentivando o uso consciente do que gerando mais energia para eletrodomésticos velhos e que consomem mais.

"Neste caso, a energia economizada é mais barata que aquela que teria de ser produzida", pondera.

Casal leva geladeira para casa após ser sorteado — Foto: Enel/Divulgação

A Enel tem convênio com empresas de reciclagem para onde são encaminhadas as geladeiras velhas recebidas. Elas passam por um processo chamado de "manufatura reversa", onde ela é toda desmontada e as peças são usadas para outros fins.

Em Goiás, já foram realizados sorteios de geladeiras em vários municípios, como Anápolis, Novo Gama, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Catalão, Trindade, Rio Verde e Itumbiara.

O custo estimado anual para aquisição dos aparelhos, em Goiás, é de aproximadamente R$ 10 milhões.

Sorteio de geladeiras

  • Inscrições: quarta-feira (28) e quinta-feira (29), das 10h às 17h.
  • Local: Rua Newton Marques Ferreira, nº 220, em frente ao Colégio Estadual Petrônio Portella e ao lado do Ginásio Cruzeiro do Sul.
  • Sorteio: quinta-feira (29), às 18h30.
  • Entrega para os sorteados: sexta-feira (30), das 8h às 10h

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1