Por TV Oeste


Vaca dá a luz a bezerros gêmeos em Baianópolis no oeste do estado

Vaca dá a luz a bezerros gêmeos em Baianópolis no oeste do estado

Uma vaca deu à luz bezerros gêmeos idênticos em uma fazenda da zona rural do município de Baianópolis, localizado na região oeste da Bahia. O caso é considerado raro por especialistas.

"A ocorrência de nascimento de gêmeos, sendo idênticos ou não, varia na faixa de 0,3% a 0,9% dos nascimentos na espécie bovina. Não é uma coisa comum. É um fato raro. E sendo gêmeos idênticos é mais raro ainda. É apenas 5% desses casos de partos duplos. Então, seria em torno de 1 para cada 100 mil a 200 mil nascimentos", afirma o coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Danilo Gusmão.

O comerciante e produtor rural Dalvino Rocha, proprietário dos animais, contou que os bezerros são cria de uma vaca de quatro anos e de um touro de nove, ambos da raça nelori.

Vaca deu à luz bezzeros gêmeos, em cidade do oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste

Dalvino afirmou que os bezerros já estão com dois meses e nasceram a saudáveis. A vaca não teve nenhum problema na gestação e está amamentando normalmente.

Ainda segundo o produtor rural, não é a primeira vez que o fenômeno acontece na fazenda. Dalvino já teve, há quatro anos, uma vaca que deu à luz bezerros gêmeos.

"Interessante que eu costumo dizer que as bençãos são tantas, que nessa fazenda até as vacas produzem de dois em dois . E eu já estou torcendo para que todos os partos das nossas vacas sejam de dois", diz.

Segundo ele, os bezerros são do mesmo touro. Ele acredita se tratar de um caso genético, mas segundo o especialista, casos genéticos estão relacionados à fêmea. "No caso de gêmeos idênticos também tem uma carga genética, mas normalmente isso está mais relacionado com a parte materna do que com a parte paterna", destaca.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1