Por G1 Ribeirão e Franca


Da esquerda para a direita com as placas nas mãos, Maria Tereza Calil, Adir do Carmo Leonel e Alan Cardoso — Foto: Gustavo H

Três pecuaristas foram homenageados na abertura do Ribeirão Rodeo Music 2018 com o prêmio 'Antônio Joaquim de Moura Andrade' em Ribeirão Preto (SP). Antes do início dos shows na arena, Adir do Carmo Leonel, Fabio Cardoso e Maria Tereza Lemos Costa Calil receberam o título das mãos do idealizador do projeto, o empresário Matheus Calil.

Segundo Calil, o prêmio foi criado com o intuito de enaltecer a pecuária nacional, considerada um dos pilares da economia no interior do país. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2017, o setor representou 14% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ainda segundo o empresário, tem como objetivo valorizar a cultura do homem do campo e propagar a importância do trabalho do produtor rural.

Antônio Joaquim de Moura Andrade, que dá nome ao prêmio, ficou conhecido como o ‘Rei do Gado’. Nascido em Brotas (SP), Moura começou a vida como escriturário, foi comprador e comerciante de grãos, mas ganhou notoriedade entre os anos de 1930 e 1960 por seu trabalho como pecuarista. Sua trajetória foi cantada nos versos de "O rei do Gado", de autoria de Teddy Vieira, e que ganhou regravações dos icônicos Tião Carreiro & Pardinho e Tonico & Tinoco.

Criadora de gado da raça gir leiteiro no Brasil, Maria Tereza agradeceu a lembrança e o destaque concedido entre tantos pecuaristas. "É uma emoção muito grande ver este evento que cresce cada vez mais e que tem em sua essência o setor agro e a pecuária, que é tão importante para o nosso Brasil", disse.

Para Leonel, referência na criação de gado nelore, a homenagem é significativa porque mostra que há muitas pessoas interessadas em fazer o agronegócio prosperar. "Fico feliz por perceber que ainda tem gente lutando por este segmento."

Filho do pecuarista Fábio Cardoso, referência na pecuária de corte em regime extensivo, Alan Cardoso agradeceu o gesto. "Ficamos muito felizes em termos a nossa história reconhecida dentre outros pecuaristas tão importantes em nosso país."

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1