Culinária

Por G1 BA


Japarajé: Bolinho de arroz levemente apimentado com cebola, recheado com pimenta, cebolinha, camarão , acompanha molho de pimenta da casa — Foto: Rômulo Portela/ Divulgação

O pestisco "Japaré", que mistura as culinárias japonesa e baiana, é o vencedor do Comida Di Buteco 2018, em Salvador e Lauro de Freitas. O prato foi a aposta do bar Sushili, que fica no Rio Vermelho, na capital, e é estreante do concurso. O anúncio do vencedor foi feito em um evento na quarta-feira (23).

Além da avaliação do prato, o estabelecimento também foi julgado nos quesitos atendimento, temperatura da bebida e higiene.

O vice-campeão foi "Me Gusta Cupim', cupim temperado com ervas ao creme provolone com farofa de castanha do Pará, do Força’s Bar, que fica na Capelinha de São Caetano. O 3º colocado foi "Sabor de Gonzagão", mix de salgados recheados de cordeiro, com molho chimichurri, do bar Xique-Xique, que fica nos Barris, também na capital.

Em 4º, ficou o "Quem sou eu?", ave surpresa recheada à moda da casa, acompanhada de farofa tropical, frutas flambadas, ovinhos de codorna e tomatinhos cereja, do Boteco da Mídia, em Pituaçu, em Salvador. O 5º colocado foi "Petisco Retalhos da Vovó", que é um escondidinhos de aipim com quatro sabores (bacalhau, camarão, carne de sol e vegetariano), do Abará da Vovó, estabelecimento que fica no Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico da capital.

Em julho, o vencedor Sushili disputa com mais 20 butecos quem será o título de Melhor Buteco do Brasil.

O concurso

Petiscos de 34 estabelecimentos ficaram disponíveis por um mês nas duas cidades. Pelo terceiro ano consecutivo, o preço dos petiscos permaneceu em R$ 25,90, unificado para todo o país. Neste ano, o desafio lançado aos butecos participantes foi tema livre.

Em todo o Brasil foram quase 600 butecos participantes, em 21 cidades das 5 regiões brasileiras, que fortaleceram a tradição dos butecos como um dos mais importantes ícones da cultura brasileira.

Em 2017, o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas, gerando cerca de seis mil empregos diretos, e 140 milhões de impacto na cadeia de valor, da indústria ao consumidor.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1