Traduzir

Rádio Graciosa


25 outubro 2017

Rede Museológica dos Recursos Patrimoniais da Ilha Graciosa em trabalho desde 2010

 Desde o ano de 2010, que de forma estruturada, encontra-se em funcionamento a Rede Museológica dos Recursos Patrimoniais da Ilha Graciosa, o primeiro caso de estudo académico apresentado na Universidade dos Açores sobre esta temática, sendo também pioneiro nos Açores na implementação e trabalho com o Património, a História, a Museologia, os recursos patrimoniais e o desenvolvimento local de uma comunidade ou ilha.  
Esta Rede foi concebida e foi objecto de estudo pela tese de Mestrado Pré-Bolonha de Jorge António Cunha, defendida na Universidade dos Açores em Julho de 2009.
 A Rede Museológica integra espaços museológicos e recursos patrimoniais da Ilha Graciosa. Os núcleos e pólos são os locais da natureza e da cultura, com interesse patrimonial. Os recursos patrimoniais são os valores do património natural e do património cultural, material ou imaterial. Os espaços musológicos e os recursos patrimoniais são geridos pelas respectivas entidades.
 Os objectivos desta Rede são de continuar a identificar, preservar, divulgar e apoiar os espaços museológicos e os recursos patrimoniais graciosenses; continuar a concretizar roteiros temáticos e circuitos turísticos pela ilha; e potenciar e coordenar algumas actividades entre os parceiros, explorando e apoiando a vertente turística e cultural.
 No que se refere a recursos humanos, a Rede conta com a colaboração e a coordenação da Professora Lurdes Cunha, Bióloga e Geóloga, e do Dr. Jorge Cunha, Historiador e Museólogo, através do Museu da Vida Rural e do Museu da Graciosa, respectivamente, e ainda com vários colaboradores, trabalhando todos em regime de voluntariado.
Ao longo dos anos, na ilha Graciosa, a Rede tem realizado investigação sobre património cultural imaterial, exposições, nomeadamente de memórias, palestras, visitas comentadas e roteiros geoculturais com coros, grupos de teatro e de folclore, grupos escolares e outros, nacionais e estrangeiros.
Presentemente, a Rede integra ou apresenta o Museu da Vida Rural, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa (ACDRG), a Ecoteca da ACDRG, o Museu da Graciosa-Núcleo, o Moinho de Vento, o Barracão dos Botes de Santa Cruz, o Ilhéu da Baleia, o Porto Afonso,  o Complexo de água do Tanque, a Caldeirinha, a Serra Branca, a Caldeira, a Furna do Enxofre, as Termas do Carapacho, a Fábrica das Queijadas,  restauração, entre outros. Em termos de recursos patrimoniais e parceiros, a Rede está em permanente actualização.

                                                                                                                                         

Twitter Facebook Favorites More