Por G1 Santarém — Pará


Em Santarém, 868 candidatos devem fazer as provas do consurso da Susipe para agente penitenciário — Foto: Agência Pará/Divulgação

A prova do concurso público da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) será aplicada no domingo (18) aos candidatos que se inscreveram para concorrer as 500 vagas de agente prisional ofertadas no certame. Em Santarém, no oeste do Pará, devem participar do processo 868 inscritos.

O início da prova está marcado para às 8h, na unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e na Escola Álvaro Adolfo da Silveira. Na primeira instituição, 640 candidatos devem fazer a prova, já na segunda, 228.

No total, 11.835 candidatos devem fazer o concurso no estado, com aplicação em Belém, Altamira, Marabá, Itaituba e Castanhal. A remuneração é de R$ 2.435,10 e é exigido o nível médio e CNH, conforme estabelecido na Lei nº 8.322.

Os candidatos devem estar atentos para o horário da prova. Os portões dos locais de prova estarão abertos a partir das 7h. A prova tem duração de quatro horas. Para ingresso nos locais de prova os candidatos devem levar documento oficial com foto e cartão de inscrição.

Fases

O concurso é dividido em duas fases e os candidatos devem observar as peculiaridades do cargo a qual se inscreveram.

  • Primeira fase: prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação psicológica, de caráter eliminatório; exame médico, de caráter eliminatório; prova de aptidão física, de caráter eliminatório; investigação social para verificação de antecedentes pessoais, de caráter eliminatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de nível superior, sendo, porém, facultada a sua exigência.
  • Segunda fase: será a etapa referente à realização do curso de formação profissional, no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), com carga horária mínima prevista de 400 horas, de caráter eliminatório e classificatório.

Será considerado aprovado no concurso público, após a realização da primeira fase, o candidato que atender aos requisitos de carga horária, frequência e nota mínima exigidos no Curso de Formação Profissional.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1