facebook

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do PR fala sobre cenário do profissional

27/04/2018

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do PR fala sobre cenário do profissional

No Dia da Contabilidade, comemorado na última quarta-feira (25), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Marcos Sebastião Rigoni de Mello, fala sobre o cenário do profissional de contabilidade e os desafios que ocorrem em meio às mudanças tecnológicas.

JHCS: Como avalia o atual cenário da profissão?

Nunca esteve tão bom para o profissional da contabilidade em função da própria burocracia do país, isso nos favorece muito. Com as mudanças constantes na legislação e com essas exigências do fisco, isso acaba sendo muito bom para o profissional da contabilidade, aumentando muito o campo de trabalho.

JHCS: Quais os desafios dos contabilistas no mercado de trabalho?

Um deles, e o principal, é aprender com a tecnologia. A tecnologia pode nos favorecer e pode nos prejudicar em determinado momento. Quando eu falo em prejudicar é com relação à questão do valor dos honorários praticados hoje. Eu percebo que tem algumas empresas na área de tecnologia voltada à contabilidade que estão cobrando honorários muito baixos, em relação à contabilidade. O profissional da contabilidade tem que ter uma visão muito maior e enxergar outros trabalhos que ele possa prestar aos clientes dele. Como por exemplo, focar a área de consultoria para o cliente. Tem que enxergar esse ramo. Ver atividades específicas e ver de que forma ele pode apresentar um trabalho melhor ao cliente. Não pode ficar fechado e isolado no escritório dele.

JHCS :É preciso mais interação com os clientes?

O profissional hoje precisa conhecer um pouco mais do negócio do cliente dele, para poder opinar sobre isso. E mostrar quais são os caminhos que pode seguir e o que pode fazer de diferente no negócio dele para poder implementar isso. O profissional da contabilidade também pode ver ramos específicos da atividade da profissão contábil e de como ele pode ajudar o cliente dele nessas atividades específicas, o que mais ele pode oferecer além da contabilidade. Pode ser uma assessoria mais direta, um consultor de empresário, não só ficar isolado fazendo contabilidade. Por isso ele precisa conhecer o negócio do cliente dele.

JHCS :No Dia da Contabilidade, qual é a mensagem para os profissionais e o desejo para o mercado e trabalho?

A profissão contábil é uma das mais importantes que temos no país porque não há uma empresa nesse país que não precise de no mínimo um profissional de contabilidade. Ou seja, todas as empresas legalmente constituídas passam pelas mãos dos profissionais da contabilidade. Posso afirmar categoricamente que nenhuma empresa sobrevive sem a assessoria de um profissional da contabilidade. Então, o mercado nosso é muito grande. Basta que seja exercido com seriedade, com profissionalismo e com ética. Vislumbro um mercado muito bom para nós da área contábil.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580