Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de Araguaína, Paraíso do Tocantins e Guaraí, nesta semana será a vez de Palmas sediar a fase regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), na categoria 15 a 17 anos, e Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets). As disputas entre atletas de escolas públicas e particulares da Capital começam na segunda-feira, 14, e seguem até sexta-feira, 18. A competição é promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

São mais de 700 estudantes inscritos em cinco modalidades esportivas. As individuais se iniciam na segunda-feira, às 7h30, com o tênis de mesa, no Colégio Ulbra, na Avenida JK, e o vôlei de praia, na quadra da 906 Sul. Os esportes coletivos estão programados para começar na próxima terça-feira, 15, com o futsal no Colégio da Polícia Militar do Tocantins – Unidade II, o voleibol na Escola de Tempo Integral Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e o handebol no Colégio da Ulbra.

A Gerência de Desporto Educacional da Seduc informa que o xadrez e o atletismo da categoria 15 e 17 anos, da fase de Palmas, serão realizados durante a disputa da categoria 12 e 14 anos, a ser realizada em junho.

As disputas entre os alunos das escolas dos municípios do interior do Estado, jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação de Palmas, ocorrerão entre os dias 29 de maio e 1º de junho, em Aparecida do Rio Negro.

Etapas estaduais

Os campeões das fases regionais dos Jets classificam-se para as etapas estaduais, a serem disputas em Palmas. As modalidades coletivas da categoria 12 a 14 anos e os Jogos Paradesportivos do Tocantins (Parajets), 12 a 17 anos, serão realizados de 20 a 24 de junho. A etapa estadual dos esportes coletivos, na categoria 15 a 17 anos, está programada para ocorrer entre 26 e 30 de junho. Já as modalidades individuais, na categoria de 12 a 14 anos e na de 15 a 17 anos, serão disputadas de 18 a 21 de outubro.

Finais

Os campeões dos Jets e classificados dos Parajets vão representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude de 2018. As modalidades coletivas passam por uma etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Manaus, de 19 a 23 de setembro. A fase Nacional, com as modalidades coletivas e individuais, ocorrerá em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.