Felinju

Por Gabriela Bandeira — Juruaia, MG


Fotógrafos usam criatividade para encontrar composição perfeita para cada imagem — Foto: Vanessa Cardoso Martins

Criatividade. Esta é a palavra-chave dos fotógrafos que trabalham para as confecções de lingerie de Juruaia (MG). Para fazer a foto perfeita, uma série de elementos conta: a afinidade entre modelo e fotógrafo, o cenário e o caimento da peça são alguns deles. Com a fama da cidade e das lingeries em várias partes do Brasil e do mundo, é preciso atenção com um trabalho tão importante e delicado.

Engana-se quem pensa que é tarefa fácil. Pelo contrário, a rotina é intensa. Os ensaios acontecem o ano todo, nos lançamentos de novas coleções, e têm o auge durante a realização da Felinju, Moda e Lingerie de Juruaia, onde cada clique importa.

Fotógrafa trabalha com marcas de lingerie em Juruaia (MG) — Foto: Arquivo Pessoal

Profissão: fotógrafo

Antônio Carlos Viola Junior tem uma história que se confunde com a de muitas confecções de Juruaia. Formado em jornalismo e com trabalho na área da fotografia há 28 anos, ele chegou a fotografar para catálogos das primeiras confecções de lingerie que surgiram na cidade.

“Trabalhei em vários lugares. Estive em Campinas e Brasília. Voltei para Guaxupé quando meu pai teve um infarto e precisou de alguém para assumir os negócios. Nesta época, as confecções de Juruaia estavam começando a fazer publicidade e fotografias”

No ramo da moda, aprendeu bastante e teve oportunidade de desenvolver ainda mais a criatividade, além de fugir do jornalismo diário, com o qual estava acostumado. Para ele, existem três pontos essenciais para trabalhar com esse público: luz, composição da foto e direcionamento da modelo.

Fotógrafo acerta detalhes com modelo em ensaio de lingerie — Foto: Arquivo Pessoal

Entregar um material de qualidade é outro ponto essencial que todo fotógrafo deve se preocupar. Vanessa Cardoso Martins, fotógrafa, ressalta dois pontos fundamentais que os profissionais precisam alinhar com as marcas. É preciso boa produção e bom planejamento.

Com cinco anos de profissão, ela já trabalhou com praticamente todas as confecções de lingerie da cidade. E conta um segredo valioso para que o trabalho final seja impecável.

“Como cliente, tento sempre entender a necessidade de cada um para um melhor desempenho, e passo isso para a modelo também. Acredito que o fato de serem fotografadas por uma mulher, algumas vezes ajuda. Embora isso não seja regra”.

Fotógrafos trabalham na divulgação de marcas de lingerie em Juruaia (MG) — Foto: Vanessa

Do outro lado da câmera

“As poses têm que ser sempre muito bem feitas”, afirma a modelo Isabela Terra. Além das fotografias para confecções, a jovem também desfila há quatro anos na Felinju, representando diversas marcas.

A carreira começou sem compromisso, ela confessa. Foi em uma agência de Poços de Caldas que fez o primeiro book fotográfico e um curso de modelo. Em Juruaia, veio a primeira experiência em um concurso de passarela no qual conquistou o primeiro lugar e foi para a segunda etapa em São Paulo. Depois, foram três meses em Milão, na Itália antes de voltar para a capital nacional da lingerie, onde está até hoje.

Isabela atua como modelo desde os 14 anos — Foto: Thiago Almeida

“Tenho muito orgulho de representar minha cidade. A Felinju é um dos eventos mais importantes e participar dele é muito gratificante para mim e para minha carreira”, completa.

Felinju

A 21ª edição da Feira de Moda e Lingerie de Juruaia (Felinju) acontece de 28 de abril a 1º de maio, no Centro de Exposições da cidade. Organizada pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), a expectativa de público na feira é de 25 mil pessoas durante os quatro dias.

A Aciju também aposta em um aumento de 15% a 20% nas vendas com relação a 2017. Além de marcas da cidade, confecções de Andradas, Guaxupé, Monte Belo, São José da Barra e São Paulo também são presença confirmada.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?