Rio Radar

Sargento do Batalhão de Choque morre e duas pessoas são baleadas em confronto na Rocinha

Feridos são um PM e um morador. Lagoa-Barra é reaberta após uma hora e meia fechada
Reboque interrompe o trânsito na Autoestrada Lagoa-Barra fechada, na Gávea Foto: Raphael Andreozzi
Reboque interrompe o trânsito na Autoestrada Lagoa-Barra fechada, na Gávea Foto: Raphael Andreozzi

RIO - Um intenso confronto ocorrido na Rocinha, na tarde desta quarta-feira, deixou um policial militar morto e duas pessoas feridas, entre elas um PM. Os disparos começaram por volta das 15h, e, pouco antes das 17h, a  Autoestrada Lagoa-Barra teve que ser fechada nos dois sentidos. A via só foi iberada às 18h20m e, segundo o Centro de Operações da prefeitura, às 18h45m o tráfego ainda apresentava lentidão, tanto em direção à Barra quanto para o Leblon, nos acessos ao Túnel Acústico e na chegada à Avenida Niemeyer. Uma  opção entre a Zona Sul e a Barra é usar a  Linha 4 do Metrô. Por volta das 19h30m, parte da comunidade estava sem luz.

Segundo testemunhas, o confronto foi entre traficantes e policiais militares do Batalhão de Choque. O sargento Anderson Luiz Rosa da Conceição foi baleado na cabeça e não resistiu ao ferimento. O policial, de 40 anos, estava na corporação há 16 anos e deixa mulher e quatro filhos. Ele é o 46º PM morto no estado este ano. O soldado Janddré Dias Silva, ferido na perna direita, foi socorrido no Hospital Central da Polícia, no Estácio, e liberado pelos médicos.

Além dos militares, um morador foi baleado no pescoço e levado por vizinhos para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Cristiano de Oliveira Santana, de 29 anos, estava dentro de casa e, ao colocar a cabeça para fora de uma janela, acabou atingido de raspão. Após receber alta, a vítima foi para a delegacia prestar depoimento. Assustada com o tiroteio, uma estudante de 15 anos que voltava da escola teve uma crise nervosa ao chegar à favela e foi socorrida por um vizinho. Ela também teria sido atendida no Miguel Couto e liberada em seguida.

Em seu perfil no Twitter, a PM alertava sobre o confronto entre policiais do Batalhão de Choque e criminosos. A corporação pedia que, se possível, a região deveria ser evitada. Policiais Militares do Bope davam apoio à ação. Até o início da noite, ninguém havia sido preso.

Um helicóptero do Grupamento Aéreo-Móvel (GAM) foi enviado para sobreviar a Rocinha e dar apoio aos policiais.

Nas redes sociais, moradores reclamavam da rotina de tiroteios na comunidade:

"Deus toma conta abre tuas mãos pra rocinha senhor acalma esse povo senhor"

"Meu Deus. Não temos paz"

Autoestrada Lagoa-Barra fechada, na Gávea Foto: Raphael Andreozzi
Autoestrada Lagoa-Barra fechada, na Gávea Foto: Raphael Andreozzi

"Obrigada senhores policiais que resolveram subir a favela quase no horário de buscar as crianças na creche,  por acabar com minha folga e a ilusão de que eu conseguiria sair."

"Vários pipocos estalando na Rocinha. Que os Orixás protejam meus manos e manas que sobrevivem lá."

Um dos acessos para a comunidade da Rocinha Foto: Fabiano Rocha - 5/11/217
Um dos acessos para a comunidade da Rocinha Foto: Fabiano Rocha - 5/11/217