• Crescer online
Atualizado em
Para comemorar a chegada do filho, mãe faz ensaio com materiais do tratamento de FIV (Foto: Reprodução/Facebook)

Para comemorar a chegada do filho, mãe faz ensaio com materiais do tratamento de FIV, como seringas e frascos de remédios (Foto: Reprodução/Facebook)

Antes de dar à luz ao segundo filho, a americana Lesleigh Cetinguc sofreu dois abortos espontâneos. Quando seu bebê nasceu, ela decidiu celebrar essa conquista em um ensaio fotográfico tocante, usando os materiais usados ao longo de dois anos de tratamento de infertilidade.

Mais de 500 embalagens de injeções e frascos de comprimidos serviram como suporte para criar o cenário para as fotografias. A fotógrafa Kelley Chance juntou todos os objetos e compôs um arco-íris com os materiais da fertilização em vitro. A escolha não foi por acaso. Em alguns países, como os Estados Unidos, bebês nascidos depois de abortos espontâneos, mortes fetais ou mortes neonatais são chamados de "rainbow babies" (bebês arco-íris, em tradução literal). A comparação é simples: assim como o arco-íris é uma boa surpresa depois da tempestade, essas crianças são um presente para os pais que perderam outros filhos.

Lesleigh e o marido sempre tiveram o sonho de ter um bebê, mas depois do casamento começaram a ter problemas para engravidar. Fizeram uma inseminação artificial, mas não tiveram sucesso. Pouco tempo depois, começaram o tratamento de fertilização in vitro (FIV) e receberam a notícia de que a mulher estava grávida de Lochlan, o primeiro filho do casal. 

Rainbow baby (Foto: Reprodução/Facebook)

Lesleigh Cetinguc e o marido, Tolga (Foto: Reprodução/Facebook)

Mesmo depois do nascimento do primogênito, o desejo de aumentar a família persistiu. Do tratamento anterior, ainda restavam dois embriões congelados, que representavam novas chances de dar um irmãozinho a Lochlan. O casal iniciou um novo tratamento de FIV, mas, desta vez, não teve uma boa surpresa. 

"Na nossa primeira gravidez, vimos o bebê na primeira ultrassonografia, seu coração batia forte para que nós pudéssemos ver. Mas desta vez, começamos um ciclo obscuro e vazio", explicou a mãe, em entrevista à revista People. 

Alguns meses depois, uma nova gestação surpreendeu o casal de Overland Park, no estado do Kansas: pela primeira vez, conseguiram engravidar sem a ajuda de tratamentos. De novo, a alegria durou pouco. Lesleigh, de 38 anos, sofreu outro aborto espontâneo. 

O embrião congelado que restou se transformou na última esperança do casal. Fizeram, então, uma nova fertilização in vitro e no último dia 14 de dezembro deram à luz ao pequeno Lennon. 

 (Foto: Reprodução/Facebook)

Lesleigh eTolga apresentam o caçula a Lochlan (Foto: Reprodução/Facebook)

Em depoimento ao site Love What Matters, a mãe, de 38 anos, conta que a ideia do ensaio fotográfico foi uma maneira que comemorar a chegada do caçula e registrar toda a jornada pela qual passaram até ali para realizar o sonho de ter uma família. 

"Essa foto mostra horas de injeções e pílulas cuidadosamente monitoradas. O que não ela mostra são as inúmeras consultas do médico, meu abdômen ferido, nossas esperanças revividas, nossos sonhos esmagados e muitas lágrimas derramadas. Essa foto não poderia mostrar tudo. O que mostra é que nunca desistimos. Nunca paramos de lutar por você e lutamos a cada passo, recusando a possibilidade de desistirmos para sempre", conta Lesleigh. Lindo, não?

selo app crescer (Foto: Crescer)