Por G1 BA


Alerta: cerca de 1,5 mil carros foram roubados neste ano em Salvador

Alerta: cerca de 1,5 mil carros foram roubados neste ano em Salvador

A Polícia Civil divulgou as imagens de câmeras de segurança que registraram a ação da quadrilha de uma roubo de carros em Salvador. Quem aparece no vídeo é o jovem de 26 anos, Felipe Ribeiro Bahia, apontado pela Polícia Civil como chefe de um dos mais perigosos grupos de assalto de carros na capital baiana.

Felipe foi preso no último sábado (4), em Salvador. Ele é suspeito de atuar em mais de 200 roubos e acumula cerca de 20 inquéritos por diferentes tipos de delitos. Segundo a polícia, ele agia de várias maneiras e principalmente em bairros como Barra, Costa Azul e Pituba.

No primeiro vídeo divulgado pela polícia, Felipe aparece no meio da rua, andando de um lado para o outro e observando em volta. Na ocasião, ele está em frente a um hotel no bairro de Piatã.

Em seguida, Felipe tira o celular do bolso, e envia ou responde a uma mensagem e depois, uma câmera interna do hotel flagra o comparsa de Felipe invadindo e roubando um hóspede na recepção. Armado, o assaltante ameaça as vítimas, leva vários objetos, entre eles a chave do carro do hóspede.

Comparsa de Felipe levou vários objetos de hóspede de hotel entre eles a chave do carro da vítima em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

No segundo vídeo, Felipe aparece no bairro do Costa Azul, andando no meio da rua. Ele se aproxima de um carro branco estacionado, arromba o veículo e foge tranquilamente.

De acordo com delegado Marcelo Tânus, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), cada carro roubado por Felipe era repassado para um segundo criminoso pelo valor de R$ 700. Em depoimento, Felipe disse ter conseguido comprar uma casa com a quantia arrecada nos assaltos.

"Já temos uma investigação em curso, sabemos que a maioria dos carros está sendo encontrado no interior da Bahia. A gente está começando a fazer esse trabalho onde o carros estão sendo encontrados para que a agente possa relacionar as pessoas que estavam vendendo ou usando, para tentar ligar com os que estão roubando aqui em Salvador", explicou Tânus.

Felipe já tinha sido preso no início do ano por receptação de carro roubado, pagou fiança e voltou a cometer crime, mas agora ele foi reconhecido por uma vítima que teve o carro roubado.

Dados

De acordo com a Delegacia de Repressaão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), cerca de 1,5 mil carros foram roubados ou furtados em Salvador em 2018. A média é de 11 crimes por dia.

A Boca do Rio é bairro da capital baiana onde mais há registros, segundo o órgão. Desde abril, foram contabilizados na região furtos ou roubos de 28 carros.

Em seguida no ranking aparecem os bairros de Águas Claras (27 ocorrências), São Cristóvão (22), Brotas (20) e Pituba (16).

Homem preso foi apontado por mais de 200 roubos de carro em Salvador — Foto: Divulgação/SSP-BA

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1