Em BH, Temer anuncia pré-acordo com caminhoneiros e espera fim da greve nesta sexta

Amália Goulart*
amaliagoulart@hojeemdia.com.br
24/05/2018 às 22:09.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:15
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

O presidente Michel Temer anunciou na noite desta quinta-feira (24), em Belo Horizonte, um acordo com os caminhoneiros para acabar com a greve. Durante evento na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), ele disse que haverá redução do PIS/COFINS e da Cide sobre combustíveis. " Quem sabe amanhã (sexta) possamos comemorar", afirmou. 

O governador Fernando Pimentel criticou, ao lado de Temer, a política de preços da Petrobras. Disse que o país passa por uma "desagregação social". E ainda afirmou que a solução para o caso não pode passar pela redução de impostos estaduais, referindo-se ao ICMS. 

Temer, porém, retrucou a declaração do petista. " Amanhã queria que também possamos retirar uma parcela do ICMS", alfinetou.

Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Eduardo Guardia (Fazenda) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) também anunciaram, no Palácio do Planalto, que foi fechado acordo com entidades representantes dos caminhoneiros para suspensão dos protestos da categoria por 15 dias, quando as partes voltarão a se reunir. 

Veja pontos do acordo:

-  Preço do diesel será reduzido em 10% e ficará fixo por 30 dias. Nesse período, o valor referência será de R$ 2,10 nas refinarias

 - Os custos da primeira quinzena com a redução, estimados em R$ 350 milhões, serão arcados pela Petrobras. As despesas dos 15 dias restantes ficarão com a União como compensação à petrolífera.

- A cada 30 dias, o preço do diesel será ajustado conforme a política de preços da Petrobras e fixado por mais um mês.

- A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai contratar caminhoneiros autônomos para atender até 30% da demanda de frete. O governo editará uma medida provisória.

- Não haverá reoneração da folha de pagamento do setor de transporte rodoviário de cargas

- Tabela de frete será reeditada a cada três meses

- Cide, imposto que incide sobre os combustíveis, será zerado em 2018

- Ações judiciais contrárias ao movimento serão extintas

- Multas aplicadas aos caminhoneiros em decorrência da paralisação serão negociadas com órgãos responsáveis

- Entidades e governo terão reuniões periódicas a cada 15 dias

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por