Por Paula Resende e Sílvio Túlio, G1 GO


Polícia prende trio ligado a facção criminosa suspeita de 12 mortes e apreende 7,5 mil comprimidos de ecstasy — Foto: Paula Resende/G1

Três pessoas, sendo duas jovens e um rapaz, foram presas suspeitos de tráfico de drogas, em Goiás. As detenções ocorreram durante a deflagração da Operação Thanatus, que apreendeu 7,5 mil comprimidos de ecstasy e outras drogas. Segundo a Polícia Civil, o trio integra um grupo ligado ao Comando Vermelho, suspeito de 12 homicídios, mas não é investigado pelas mortes.

Ainda de acordo com a corporação, os suspeitos teriam como função vender os entorpecentes e armazenar as armas que podem ter sido usadas nos assassinatos. O trio foi apresentado à imprensa nesta segunda-feira (25). Igor Lopes Sousa, de 20 anos, confessou a posse da droga. Já Kássia Rodrigues, de 23, e Lorena Matos, de 28, negaram envolvimento com os crimes.

A operação foi realizada na última quinta-feira (21). Segundo o delegado Dannilo Proto, responsável pelo caso, Igor foi o primeiro a ser preso, em uma agência bancária do Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia.

Conforme a apuração, ele ia fazer uma transferência de R$ 28 mil para Hércules Matos Alves, de 25 anos, que está preso e é suspeito de ser o chefe do grupo. O presidiário é marido de Kássia. Igor, porém, disse à imprensa que ia repassar R$ 2,8 mil porque devia a quantia a ele.

Após a prisão de Igor, os policiais detiveram Kássia e a cunhada, Lorena, na casa em que elas moravam, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia.

Polícia apreendeu 7,5 mil comprimidos de ecstasy, cocaína, maconha e armas — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De dentro da cadeia

O delegado Dannilo Proto, responsável pelas investigações, afirmou que o grupo era comandado por Hércules, que, mesmo de dentro da cadeia, informava quem seriam as vítimas.

“O chefe do grupo está preso no CPP (Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia), do qual demandava ordens de execução e tráfico de drogas. Fizemos a prisão da sua esposa, que praticava o tráfico e armazenava as armas usadas. Junto com ela foi presa uma irmã do Hércules e um primo da Kássia, que também integravam o grupo”, disse.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou que não recebeu informação da Polícia Civil sobre o assunto.

O delegado afirmou que esta é a maior apreensão de ecstasy do ano, em Goiás. Os policiais também encontraram nas casas dos suspeitos 71 kg de maconha, 6 kg de cocaína pura, 5 kg de crack, 5 kg de insumos e uma balança de precisão.

Série de homicídios

Proto explicou que batizou a ação de Operação Thanatus em alusão ao deus da morte, conforme a mitologia grega, devido à série de mortes cometidas pelo grupo. Segundo o delegado, foram pelo menos 12 homicídios entre janeiro e maio deste ano na região sudoeste da capital, principalmente nos setores Real Conquista e Madre Germana.

O delegado informou que, para não prejudicar a investigação, não revelará, por enquanto, os nomes das vítimas. Segundo ele, o tráfico de drogas motivou todas as mortes.

“As vítimas são traficantes ligados a outras facções. Estávamos investigando os homicídios e nos deparamos que existia comercialização robusta de drogas”, afirmou Proto.

De acordo com o delegado, a maioria das vítimas morreu em decorrência de tiros disparados por revólveres calibre 38, o mesmo das armas apreendidas na cada de Kássia e de um gerente do grupo, que conseguiu fugir.

A investigação continua para identificar os executores e outros envolvidos no esquema. “Apuramos mais três envolvidos, que serão alvo de uma futura fase da operação”, afirmou o delegado.

As jovens e o rapaz presos na quinta-feira já passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva. Assim, todos devem continuar detidos. As mulheres serão levadas ao 14º Distrito Policial de Goiânia, e o homem, ao CPP.

Os três devem ser indiciados por organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Somadas, as penas correspondem a mais de 30 anos da prisão.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1