Por G1 Piracicaba e Região


A região de Piracicaba (SP) fechou o primeiro trimestre deste ano com saldo positivo de 400 postos de trabalho, segundo o levantamento do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Só em março, houve a criação de 50 novas vagas. O estudo do centro foi divulgado nesta segunda-feira (16).

Nível de emprego na região de Piracicaba em março
Variação percentual entre 2013 e 2018
Fonte: Ciesp

Para o gerente da regional de Piracicaba do Ciesp, Homero Scarso, além do saldo positivo no primeiro trimestre, a região terá alta na geração de emprego nos próximos meses, quando estão previstas as contratações para a safra. "Em abril teremos um número considerável de emprego".

Segundo ele, o crescimento de março deste ano (0,15%) foi menor do que o do mesmo mês no ano passado (3,13%) porque, em 2017, houve a antecipação do período de safra, o que gerou a contratação de mão de obra para a agricultura. "Só que no ano passado, no período [trimestre], a gente não estava tão legal assim", afirma.

"Não estamos andando para trás, estamos andando para frente com volume menor [de contratações]. Melhor andar para frente do que ficar patinando", diz o gerente.

Setores

O segmento de minerais não-metálicos liderou o crescimento de novas vagas em março, com 6,22%, e o setor de veículos automotores e auto-peças também apresentou bom resultado no saldo de emprego, com 1,46%.

"O que a gente destaca em março é o começo da recuperação de produtos de minerais não-metálicos, que é piso, revestimento, tijolo, telha, que é a construção civil. É o segmento que mais cresceu no mês de março. Puxou o resultado para cima. E veículos automotores já está em crescimento recorrente, desde setembro do ano passado", afirma Scarso.

Apesar da sequência de resultados positivos, o gerente afirma que a cautela ainda dita o ritmo das contratações. As admissões são pontuais e moderadas.

A regional do Ciesp Piracicaba abrange São Pedro, Santa Maria da Serra, Águas de São Pedro, Charqueada, Rio das Pedras, Saltinho, Laranjal Paulista e Piracicaba.

Estado

Em todo o estado, a indústria teve o melhor desempenho no primeiro trimestre desde 2013. Foram 23 mil novas vagas entre janeiro e março de 2018. Em 2013, o período encerrou com 34,5 mil.

O gerente da regional de Piracicaba explica que o bom desempenhou ocorreu pelo início da safra, o que impulsionou os setores de produtos alimentícios e coque, que são derivados do petróleo e biocombustíveis.

Ele cita Sertãozinho, Bauru e Presidente Prudente como as regiões que tiveram os resultados mais expressivos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1