Por Vitor Santana, G1 GO


Novo método pode diminuir em 90% risco de contaminação por HIV, em Goiás

Novo método pode diminuir em 90% risco de contaminação por HIV, em Goiás

A Secretaria de Saúde de Anápolis está oferecendo um tratamento preventivo contra o vírus HIV que pode reduzir em até 90% o risco de infecção. A medicação é voltada para as pessoas que possuem maior chance de contrair a síndrome, como profissionais do sexo e parceiros de portadores da Aids. A cidade é a primeira no estado a oferecer os remédios.

A Profilaxia Pré-Exposição, lançada no país em 2017, tenta prevenir a infecção pelo HIV com a administração diária de uma pílula que contém dois medicamentos que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo. O uso do remédio não substitui outras medidas preventivas, como o uso de preservativos e não compartilhar agulhas e seringas, por exemplo.

“O paciente vai tomar o medicamento e, ele tendo um certo nível do medicamento no organismo, a chance de infecção é menor. Pelo fato da droga estar no organismo o vírus não vai conseguir infectar a célula”, informou o diretor técnico do programa em Anápolis, o médico infectologista Marcelo Daher.

A prioridade é distribuir o medicamento para profissionais do sexo, travestis, transexuais e quem tem parceiros com o vírus. Além da redução no número de pessoas infectadas com HIV, a medida também deve gerar uma economia, pois, segundo o médico infectologista, a prevenção gera menos custos do que o tratamento.

Na cidade, o atendimento é feito na Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury, no Bairro Jundiaí. No local foi montada uma equipe com psicólogos, assistentes sociais e médicos infectologistas.

Aqueles que se encaixam no grupo com maior chance de se expor ao vírus devem procurar um médico. Se os exames solicitados estiverem normais, ele fará um encaminhamento ao programa, que distribuirá o medicamento a cada três meses.

Veja outras notícias do estado no G1 Goiás.

Medicamento previne infecção pelo vírus HIV em Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você