Por G1 PA — Belém


Procissão das Velas — Foto: Cristino Martins / O Liberal

A paróquia Nossa Senhora de Fátima, conhecida como Santuário de Fátima, localizada no bairro de Fátima em Belém, lança nesta terça-feira, dia 1º, às 7h, a sua festividade 2018. Os festejos se iniciam com missa, presidida por Dom Irineu Roman, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, seguida de procissão pelos bairros de Fátima e Marco.

O trajeto da procissão é Tv. Antônio Baena, Av. Rômulo Maiorana, Tv. Humaitá, Av. Visconde de Inhaúma, Tv. Curuzú, Av. Duque de Caxias e chegada à paróquia. Na ocasião também ocorrerá o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado do Pará e de Portugal, onde, segundo a Igreja Católica, ocorreram as aparições de Maria, mãe de Jesus. Por ter aparecido na cidade de Fátima, recebeu o título de Nossa Senhora de Fátima.

A procissão das velas reúne milhares de fiéis em Belém e é uma das maiores depois das procissões do Círio. "A procissão das velas acontece em Belém à noite, como em Portugal. Os romeiros carregam velas que iluminam as ruas", explica o responsável pelo Santuário, monsenhor Raimundo Possidônio.

Durante os 13 dias de festejos ocorrem quatro missas por dia, nos horários de 6h30, 8h30, 12h e 19h. A programação conta ainda com parque de diversão, barracas de comidas típicas e shows com bandas católicas e seculares.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima levada na Procissão das Velas — Foto: Do G1 Pará

Icoaraci

No distrito de icoaraci, onde também há uma paróquia dedicada a Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Agulha, os festejos também se iniciam nesta terça-feira como missa às 19h. A procissão luminosa no distrito ocorre no dia 12 de maio, às 18h, saindo da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças rumo à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Serviço: Festividade de Nossa Senhora de Fátima, de 1° a 13 de maio, em Belém e Icoaraci. Nesta terça-feira (1º), em Belém, às 7h missa solene e abertura oficial da Festividade 2018 na paróquia. Após a missa, a imagem de Nossa Senhora de Fátima percorrerá, em procissão, as ruas dos bairros de Fátima e Marco.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1