Por G1 Piracicaba e Região


Cortejo com carro de boi levou corpo de produtor rural de Engenheiro Coelho — Foto: Arquivo pessoal/Fabio Cardoso

Um cortejo em carro de boi levou o caixão do produtor rural João Cardoso, que morreu na quarta-feira (16) em Engenheiro Coelho, aos 103 anos, para o cemitério. O idoso morou durante toda a vida na cidade do interior de São Paulo e, segundo um neto, é conhecido por ter ajudado muitas famílias de imigrantes mineiros durante a década de 70. "Foi uma homenagem muito bonita", disse o parente.

Cardoso nasceu em 1915, no território que viria a se tornar Engenheiro Coelho, cidade que foi emancipada de Artur Nogueira (SP) em 1991. O sítio em que nasceu e viveu a juventude fica a cerca de 500 metros de onde foi instalado o cemitério municipal de Engenheiro Coelho, ponto final do cortejo desta quarta.

O produtor rural nunca largou o campo. Começou como pecuarista, depois passou a produzir mandioca, em seguida algodão e, por fim, principalmente laranja. Os herdeiros mantiveram a tradição da vida rural. Um dos filhos, netos e agora bisnetos seguem os passos de Cardoso.

Produtor rural morreu aos 103 anos em Engenheiro Coelho — Foto: Arquivo pessoal/Fabio Cardoso

Do apego à vida no campo surgiu a ideia da homenagem. O neto dele, Fábio Cardoso, de 45 anos, lembrou-se das histórias que o avô contava e sugeriu para o restante da família que o corpo fosse levado do velório para o cemitério em carro de boi.

"Ele só falava nisso, contava histórias de quando era moço. Ele nasceu perto de onde é o cemitério. O sítio dele dava 500 metros [do cemitério]. Nessa região aqui ele andou muito de caro de boi", disse o neto.

A homenagem

João Cardoso morreu por falência nos rins na noite de terça-feira (15). O velório ocorreu desde o início da quarta e o corpo seguiu para o cemitério durante a tarde. No trecho urbano, o caixão foi em um carro motorizado.

Quando chegou ao perímetro rural, onde fica o cemitério, um carro puxado por oito bois terminou o trajeto. O caixão foi colocado no carro e seguido por familiares em cavalos e automóveis.

Cortejo com carro com oito bois levou o corpo do produtor rural de 103 anos em Engenheiro Coelho — Foto: Arquivo pessoal/Fabio Cardoso

O neto acredita que cerca de 400 pessoas tenham se despedido do produtor, que foi enterrado às 16h. "A hora que saiu do perímetro urbano, a gente colocou ele no carro de boi para fazer a chegada no cemitério, percurso de mais ou menos um quilômetro".

"Foi uma homenagem muito bonita. Ele era o cidadão mais velho, morador mais velho vivo de Engenheiro Coelho. E realmente nasceu aqui e foi criado aqui", disse Fabio.

O produtor rural teve quatro filhos, seis netos e cinco bisnetos. Dos filhos, a mais velha, que teria 72 anos, faleceu. Os outros três têm 72 e 63 anos.

Já os netos, dois homens e quatro mulheres, têm entre 49 e 30. A bisneta mais velha 26 anos e o mais novo, 1 anos e meio. João Cardoso é viúvo há 22 anos.

João Cardoso com um filho, um neto e um bisneto em Engenheiro Coelho — Foto: Arquivo pessoal/Fabio Cardoso

'Ajudou muita gente'

Um amigo da família, o prestador de serviços José Carlos de Jesus, afirma que João Cardoso era muito conhecido na cidade e viveu de forma ativa até o fim da vida. "Ele dirigia com quase 100 anos, é de uma família muito tradicional".

Segundo o Fábio Cardoso, na década de 70, o avô auxiliava famílias que chegavam para trabalhar na cidade, normalmente mineiros do norte do estado. "Ele era muito conhecido porque foi nascido aqui e quando começou a migração para cá veio muita gente do norte de Minas Gerais para trabalhar. E ele arrumava lugar, casas, para quando as famílias chegavam e não tinham onde ficar".

"Então ele tinha muita consideração dos primeiros imigrantes mineiros que vieram para a cidade, muitos gostavam muito dele. Ele ajudou muito", disse o neto.

Morador mais velho?

Apesar dos familiares e amigos afirmarem que o produtor rural era o morador de Engenheiro Coelho mais velho em vida, o G1 não conseguiu dados que confirmem a informação.

A reportagem procurou a prefeitura e o cartório da cidade. A administração municipal informou que não tem registros que consigam confirmar se João Cardoso era o morador mais velho.

Já uma funcionária do cartório explicou que a unidade de Engenheiro Coelho foi inaugurada em 2007 e que, portanto, mantém registros a partir desta data. Qualquer informação anterior foi registrada no cartório de Artur Nogueira (SP). A reportagem tentou entrar em contato com o cartório de Artur Nogueira, mas ninguém atendeu as ligações.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1