Após transtornos neste domingo, previsão é de nova maré alta na semana em Florianópolis

Chegada de massa de ar frio ainda diminui temperaturas na capital catarinense, com previsão de até 14ºC durante a semana

Em meio a um domingo (13) ensolarado e com queda de temperatura, após a passagem de uma frente fria, a maré subiu e causou transtornos na SC-405, em Florianópolis. No início da tarde, por volta das 13h30, houve registro de água na rodovia do Sul da Ilha, em ambas as pistas. Isso provocou trânsito lento na altura do km 0 a 0,700.

Registro da maré alta na SC-405 por volta das 13h50 - Marco Santiago/ND
Registro da maré alta na SC-405 por volta das 13h50 – Marco Santiago/ND

De acordo com a PMRv (Polícia Militar Rodoviária), não houve registro de acidentes até as 19h30. Em nenhum momento o tráfego de veículos precisou ser bloqueado, e o alagamento chegou ao fim por volta das 16h30. À noite, no entanto, havia filas no sentido Centro-bairro (3km) e bairro-Centro (1km).

De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, a maré registrada neste domingo é comum quando a lua nova se aproxima. “Normalmente, quando tem lua nova ou lua cheia e ocorre a entrada de uma massa de ar frio, as marés forte e meteorológica se juntam e provocam esses alagamentos”, explica. Segundo Coutinho, o fenômeno ocorre regularmente no outono, inverno e começo da primavera. “E quando coincide de ter massas frias muito fortes, aí vêm aquelas ressacas mais violentas”, afirma.

O aumento da maré pode voltar a acontecer esta semana, disse o engenheiro agrônomo, fazendo com que o pico da maré alta ocorra na quarta-feira (16), quando estivermos em lua nova. “Vamos ter uma entrada de frente fria de terça para quarta, e isso trás a queda da temperatura”, comentou Coutinho.

A previsão da Epagri/Ciram indica temperatura mínima de 14°C e máxima de 25°C em Florianópolis nesta segunda-feira (14), com a presença de sol com algumas nuvens. Na terça (15), os termômetros variam entre 18°C e 27°C e deve haver sol com aumento de nuvens. Já na quarta-feira, quando há chance de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, a temperatura fica entre 19°C e 27°C. O aumento de nuvens também é previsto para quinta-feira (17), que deve ter temperaturas entre 18°C e 26°C.

A maré alta, no entanto, não deve trazer apenas complicações, como as registradas no domingo na SC-405. “Essa semana vai ser boa para o pessoal da tainha, com a entrada do vento sul de quarta para quinta”, adianta Coutinho. Já no próximo final de semana, as temperaturas tendem a cair ainda mais, com a entrada de uma massa de ar frio muito forte. “A próxima semana vai ser de chuva, marcada por dias de temperatura bem baixa”, completa Coutinho.

>> Mesmo com queda na temperatura, final de semana deve ser de sol em Florianópolis

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Trânsito

Loading...