Rio Bairros Barra da Tijuca

Instituição da Barra, ligada ao Rotary Internacional, promove projeto educacional

Projeto Gil Loja/Pedro Durão premia estudantes da rede municipal

Os estudantes Gabriel Alves, Christine de Lima (ao centro) e Rosângela Moura: primeiros colocados
Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Os estudantes Gabriel Alves, Christine de Lima (ao centro) e Rosângela Moura: primeiros colocados Foto: Ana Branco / Agência O Globo

RIO — O Rotary Clube Rio de Janeiro Sernambetiba, instituição ligada ao Rotary Internacional, promove, anualmente, o projeto Gil Loja/Pedro Durão, que visa a promover conhecimento entre alunos de escolas municipais da Barra. Por meio de uma prova na qual são abordados temas estabelecidos pela instituição e aprovados pela direção das escolas, alunos são convidados a refletir sobre diferentes questões.

Este ano, 278 alunos de 8º ano, das escolas Professor Albert Einstein, Professora Zuleica Nunes de Alencar e Sérgio Buarque de Holanda, responderam a questões sobre os temas “Água é vida” e “Rotary e a juventude”.

— Não damos o peixe nem a vara. Proporcionamos a eles, através do conhecimento, a possibilidade de conseguirem a vara para pescar — diz Zelia Perruci, associada do Rotary Sernambetiba.

No início do mês, em uma cerimônia no Alfa Barra Clube, os alunos que obtiveram as melhores notas foram premiados com medalhas, mochilas, bicicletas e celulares. Gabriel Alves, da Professor Albert Einstein, e Christine de Lima, da Sérgio Buarque de Holanda, obtiveram o primeiro lugar em suas escolas.

Por uma questão, Rosângela da Silva Moura, da Professora Zuleica Nunes de Alencar, não gabaritou a prova sobre a água. Ela conquistou o primeiro lugar geral, o que lhe deu direito a uma bicicleta e um notebook.

— A maioria das pessoas não tem água potável. Temos que usá-la com consciência — diz a moradora da Gardênia Azul.

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )