3 de novembro de 2017

PS votou contra 2º vereador a tempo inteiro
- António Pita designou João Manuel Palmeiro

João Manuel Rainho Palmeiro do PSD foi designado pelo Presidente da Câmara Municipal para exercer o seu mandato como vereador em regime de permanência (tempo inteiro).
O despacho do Presidente da Câmara, assinado no dia 19 de Outubro em representação por António José Miranda, refere ainda: “mais determino que, na minha ausência simultânea com a do Vice-presidente, assuma nestas situações a plenitude dos meus poderes”. 

PS contra 2º vereador a tempo inteiro

Recorda-se que a Câmara Municipal tinha aprovou na sua primeira reunião (com votos contra do PS) uma proposta que acresce o número de vereadores a tempo inteiro que exceda o determinado na lei (um no caso de Castelo de Vide). Na ausência de António Pita, esta aprovação fez-se com dois votos favoráveis dos vereadores do PSD obrigando o vice-presidente a utilizar a prerrogativa do voto de qualidade.
A este respeito, o NCV apurou e a minuta da ata confirma que a votação foi feita contando com o voto do putativo segundo vereador, uma vez que o primeiro vereador e vice-presidente já estava previamente designado. O que levou a que Tiago Malato tenha questionado se a votação, nas condições em que foi feita, não teria sido feita em interesse próprio, ao que António José Miranda terá respondido que não.

Declaração de voto

Clicar na imagem para aumentar.
Na sua declaração de voto, os vereadores do PS alegam uma “aparente desnecessidade e considerável encargo que acarreta para o Município”, consideram que não foi “apresentada justificação plausível (ou qualquer justificação) para a nomeação de segundo vereador a tempo inteiro”, por considerarem “que o Município tem pequena dimensão populacional, e lhes parecer bastante o exarado da lei sobre as competências do Presidente, nomeadamente a possibilidade de constituição de gabinete de apoio ao Presidente, com nomeação do adjunto”
“O que está em apreço pelos vereadores do PS é se o município necessita de segundo vereador - além do legalmente previsto - e, a necessitar, se este será afetado a tempo inteiro ou meio tempo;
1) Os vereadores do PS lembram que o recurso a segundo vereador a tempo inteiro, é usual nos mandatos do PSD, independentemente da diminuição da População a que assistimos (20 % desde 2001).
2) Os vereadores do PS mais lembram que o Presidente reforça ainda a sua equipa com a nomeação de um adjunto para o seu Gabinete de Apoio, para além de uma secretária;
3) Não alcançam a justificação da proposta do Sr. Presidente que apenas afirma e passamos a citar “Justificando-se a existência de um segundo Vereador em Regime de Tempo Inteiro nesta Câmara Municipal proponho (...) que seja fixado o número de Vereadores a tempo inteiro que exceda o limite previsto(...) “. © NCV

Sem comentários: