Festa do Peão de Americana 2018

Por G1 Campinas e Região


Peão tenta se equilibrar no lombo do touro, em Americana — Foto: Júlio César Costa

Prestes a abrir os portões para a 32ª edição da Festa do Peão, Americana (SP) se prepara para receber, durante sete dias, turistas que chegam à cidade para conferir a famosa competição de montarias e os shows de grandes artistas, como Wesley Safadão, Marília Mendonça, Matheus & Kauan e Anitta. Na contagem regressiva para o início do evento, com largada na sexta-feira (9), o G1 organizou uma lista para relembrar os melhores momentos da edição passada da festa, em 2017.

Dentre os destaques, a história dos salva-vidas - responsáveis por afastar os touros bravos dos peões que caíram durante a montaria -, a rotina de treinamento do touro Bipolar, animal mais temido da temporada e, também, os principais shows que passaram pelo palco do Parque de Eventos CCA, entre eles, a "Festa das Patroas", com o protagonismo feminino em uma das noites.

Feminismo nos palcos

Se apresentando pela primeira vez na Festa do Peão de Americana, a dupla Maiara & Maraísa e a cantora Marília Mendonça se emocionaram e, durante o show em conjunto intitulado "Festa das Patroas", embalaram o público com ritmos dançantes e letras que exaltam a ‘sofrência’, estilo de música romântico que marca a carreira das sertanejas. Em entrevista ao G1, as três reforçaram a luta constante de mulheres dentro do mercado de trabalho.

“É super importante se empoderar e tomar o espaço dentro de todas as profissões, a mulher é forte e capaz”, afirmou Maraísa. Colega de palco da dupla, Marília Mendonça reforçou a animação por participar de um grande evento como o rodeio e ainda frisou que veio para "mostrar que a mulherada não está para brincadeira não”.

Músicas de Maiara & Maraísa embalaram público em Americana — Foto: Júlio César Costa

Jantar romântico com fã

Durante seu show no evento, Luan Santana convidou ao palco uma fã cadeirante para simular um jantar romântico durante a apresentação do sucesso ‘Cantada’. A apresentação do cantor aconteceu em um domingo na véspera do Dia dos Namorados. O G1 aproveitou para bater um papo com os solteiros e os casais que compareceram ao espetáculo.

Luan Santana no palco da Festa do Peão de Americana — Foto: Júlio César Costa

'Melhor ano da minha vida'

O cantor Gusttavo Lima celebrou 10 anos de carreira nos palcos da Festa do Peão de Americana. Em entrevista ao G1, o cantor falou sobre a expectativa para sua quinta participação no evento, além dos altos e baixos enfrentados nessa primeira década de trabalho. "Este é o melhor ano da minha vida", revelou o sertanejo na época.

O cantor confessou que cogitou abandonar os palcos, mas se apegou à fé e ao trabalho para suportar os desafios. “Nestes dez anos, aconteceram muitas coisas. A maioria delas me fez crescer e ser quem eu sou. Sofri com perdas irreparáveis na família, quis deixar de cantar porque sentia o começo da depressão, me apeguei demais a Deus, lancei alguns sucessos, viajei pelo país e fiz shows internacionais.

Gusttavo Lima comemora 10 anos de carreira em abertura da 31ª Festa do Peão de Americana — Foto: Érico Andrade/G1

Profissão arriscada

Responsáveis por se aproximar do touro enfurecido, logo após o peão cair no chão - porque foi derrubado ou por já ter cumprido os oito segundos obrigatórios em cima do animal -, a presença dos salva-vidas nas arenas começou a ser fundamental nas competições a partir de 1970.

Em Americana, 12 homens arriscavam suas vidas para evitar maiores acidentes envolvendo o animal e os peões durante a competição no ano passado.

Salva-vidas do Rodeio de Americana protegem competidores de animais furiosos — Foto: Júlio César Costa

Estrela do campeonato

"Bipolar" é um dos animais mais temidos dos rodeios brasileiros e, na edição 2017 do evento, fez com que os atletas das provas de montaria tivessem cuidados especiais nos preparos para disputa.

Até o ano passado, o animal já havia participado de 200 montarias. Destas, somente dez atletas foram capazes de permanecer por oito segundos sobre ele. Bipolar, inclusive, acumula prêmios e títulos como o de melhor touro da final, melhor touro internacional e melhor animal da Professional Bull Riders (PBR).

Touro 'Bipolar' tem fama de durão e, em apenas oito anos, já participou de mais de 200 competições — Foto: Adilson Silva/FotoPerigo

Promessa para Nossa Senhora

Nascido em Aparecida (SP) e devoto de Nossa Senhora Aparecida desde os 18 anos, Pedro Geraldo Arneiro Ribeiro, de 54 anos, ficou conhecido no país por percorrer o circuito de rodeios com a imagem da santa nos braços, distribuindo fitas e terços aos peões e ao público.

A peregrinação é fruto de uma promessa feita quando a mãe enfrentou problemas com diabetes e quase precisou amputar a perna. Após a melhora da mãe, ele colocou em prática o que tinha prometido. No ano passado, como de costume, esteve em Americana como parte do compromisso.

Pedro da Santa cumpre promessas nos rodeios do Brasil há mais de 30 anos — Foto: Júlio César Costa

Rainha após três tentativas

Eleita rainha da Festa do Peão em 2017 após três tentativas, a jovem Cleyciane Roberta da Silva é uma fanática declarada pelo universo country. A musa que chegou a circular por rodeios de 18 cidades diferentes em um ano, revela agora o sonho de ir mais longe: quer conhecer os estados do Texas e Tennessee, nos Estados Unidos.

Rainha da Festa do Peão de Americana 2017 — Foto: Arquivo Pessoal

Sistema importado de pontuação

A última edição da Festa do Peão na cidade contou com o sistema norte-americano scoring system (em português, sistema de pontuação) totalmente online. Foi a primeira vez que o sistema foi utilizado durante uma competição de montaria no Brasil.

Com a nova tecnologia, é possível conhecer instantaneamente a nota atribuída pelos juízes aos participantes das montarias, segundos após a prova. Antes disso, as avaliações eram computadas e divulgadas dois dias após a prova.

Sistema de pontuação usado pela Festa do Peão de Americana — Foto: Júlio César Costa

Encerramento com os clássicos

As duplas sertanejas Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone encerraram a 31ª edição da Festa do Peão de Americana, que contabilizou um público de 300 mil pessoas durante os sete dias de apresentações e competições.

Os quatro apresentaram ao público o “Projeto Clássico”, que trouxe aos palcos grandes sucessos do sertanejo de raiz. Chitãozinho & Xororó receberam mais de três minutos de aplausos após cantarem ‘Se Deus me ouvisse’ e brincaram com o público durante ‘Galopeira’. Já Bruno & Marrone, animaram o público com seus incontáveis sucessos, entre eles ‘Dormi na Praça’, ‘Choram as Rosas’, ‘Por um Minuto’.

Chitãozinho e Xororó se apresentam no palco do Rodeio de Americana — Foto: Júlio César Costa

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você