MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Municípios com melhores coberturas vacinais de dengue não apresentam incidência da doença

Uma análise realizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná mostrou que a incidência de dengue nos 30 municípios que fazem parte da campanha de vacinação apresentou redução e, na maioria dos casos, chegou a zero. O mesmo levantamento mostrou as cid

Da Redação

·
Municípios com melhores coberturas vacinais de dengue não apresentam incidência da doença
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2018, 13:45:00 Editado em 18.04.2018, 13:47:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma análise realizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná mostrou que a incidência de dengue nos 30 municípios que fazem parte da campanha de vacinação apresentou redução e, na maioria dos casos, chegou a zero. O mesmo levantamento mostrou as cidades que apresentam as maiores incidências coincidem com as piores coberturas vacinais durante as três primeiras fases da campanha.

continua após publicidade

“A oportunidade de se vacinar contra a dengue deve ser aproveitada o quanto antes. Cada vez mais, estamos vendo que a vacinação e também o cuidado com a água parada que podem virar focos do mosquito transmissor estão dando resultado no combate à dengue no Paraná”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi. 

A campanha de vacinação contra a dengue vai até o dia 28 de abril.O estudo comparou o período epidemiológico de 2015/2016 com o atual, de 2017/2018, considerando especificamente o público-alvo da campanha. Maripá, por exemplo, tinha índices de 650 casos a cada 10 mil habitantes dentro da faixa etária contemplada pela vacina. 

continua após publicidade

Em Boa Vista da Aparecida, na região oeste do Estado, a incidência chegou a 248 casos a cada 10 mil pessoas. Ambas as cidades, ao lado de outras, como Cruzeiro do Sul, São Jorge do Ivaí, Santa Isabel do Ivaí, Munhoz de Mello e Tapira, atualmente estão com incidência zerada e todas tiveram coberturas vacinais maiores que 57% nas três primeiras etapas da campanha, entre agosto de 2016 e setembro de 2017.

Por outro lado, municípios com coberturas vacinais baixas, alguns com apenas 10%, não conseguiram zerar a incidência de dengue em seus territórios, como é o caso de Foz do Iguaçu, Sarandi, Londrina, Cambé, Ibiporã e Santa Fé. A cidade de Maringá tem a maior incidência dentre as 30 da campanha, com 5,59 casos a cada 10 mil habitantes neste período epidemiológico, e na terceira fase da vacinação não atingiu 20% da população-alvo.

VACINA
A quarta etapa da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná foi iniciada no dia 20 de março. O público-alvo atual é de 109.630 pessoas e, desde o início, 24.033 pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 22% de cobertura. De acordo com o diretor do Centro Estadual de Epidemiologia, João Luís Crivellaro, essa cobertura precisa melhorar, principalmente nas cidades que apresentam alto índice de incidência da dengue.Para esta etapa, é aplicada somente a terceira dose da vacina para completar o esquema vacinal. 

continua após publicidade

Portanto, a vacinação é limitada a pessoas que já tomaram a primeira e a segunda dose em etapas anteriores. Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação, se possível.

“Caso a pessoa não tenha o comprovante de vacinação das primeiras doses, ainda assim deve procurar uma Unidade de Saúde ou as equipes volantes para completar seu esquema vacinal, pois a secretaria estadual tem um sistema online com o registros dos vacinados”, explica Crivellaro.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Municípios com melhores coberturas vacinais de dengue não apresentam incidência da doença"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!