• Sebastião Nascimento
Atualizado em
Vacas holandesas da seleção da fazenda Colorado, produtora de leite em Araras (SP) (Foto: Divulgação)

Vacas holandesas da seleção da fazenda Colorado, produtora de leite em Araras (SP) (Foto: Divulgação)

Tendo como cenário a fazenda que mais produz leite no Brasil, a Colorado, de Araras (SP), praticamente foi encerrada a visitação de técnicos, estudiosos  e jornalistas a empresas, propriedades pecuárias e entidades do agronegócio brasileiro. O pessoal esteve na Colorado no dia 15 deste mês.

A comitiva passou pela Agropecuária CFM, maior produtora de touros do país, de São José do Rio Preto (SP), pela Casa Branca Agropastoril, moderna fazenda que seleciona três raças – brahman, angus e simental -, em Minas Gerais, pelo confinamento Agroribas, em Guarantã (SP), e outras propriedades.

Uma das organizadoras do chamado Road Show é a Boehringer, maior indústria de saúde animal do mundo. A empresa escolheu a Fazenda Colorado e lançou no mercado a vacina Bovela, para ser usada contra a diarreia bovina, doença que inferniza as fazendas de corte e de leite.

Escolheram bem. A Colorado produz uma enxurrada de leite todo dia, 77 mil litros com 1.900 vacas em lactação. Negócio gigantesco. Sé mesmo indo lá para ver.

A Colorado pertencia a Lair Antonio de Souza, uma fonte antiga minha – sabia tudo de pecuária leiteira -, morto em 2015. Eu encontrava com Lair em várias feiras agropecuárias de São Paulo e Minas Gerais. Faz muitos anos.

Quem conduz os trabalhos hoje na Colorado são seus filhos.

Fernando Dambrós, gerente da Boehringer, me informa que a Diarreia Viral Bovina (BVD) é uma da principais doenças da pecuária de todo o mundo. “Sem dúvida, a Bovela vai ser uma aliada do pecuarista”, Fernando garante.

Expozebu vai ferver 


A maior feira da pecuária zebuína no país chega a 84ª edição ainda maior e com comemoração importante: os 80 anos do Registro Genealógico das raças zebuínas. Quem me informa é a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), de Uberaba (MG), onde o evento será realizado de 28 de abril a 6 de maio próximos. A ABCZ promove a ExpoZebu.

Para o leitor ter ideia desde que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento delegou à ABCZ o serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, cerca de 20 milhões de animais foram registrados. Vinte milhões, repito.

Entre as ações comemorativas na feira, destaque para uma homenagem aos primeiros animais de cada raça que receberam essa certificação da entidade. Uma placa levando o nome de todos eles será descerrada no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A 84ª ExpoZebu também chega levantando uma importante bandeira do setor: a valorização da carne e do leite de zebu. Paralelamente ao lançamento da feira, uma campanha nacional será lançada com o objetivo de levar mais informações sobre as características e importância desses produtos do zebu.

Eu já estou de viagem marcada para a ExpoZebu. Deve ser meu 32º ano por lá.

A expectativa da ABCZ é receber 300 mil pessoas no Parque Fernando Costa e movimentar R$ 170 milhões nos leilões e outros negócios.

Peso Pesado 

Uma raça que tem se destacado na pecuária de corte brasileira é a zebuína tabapuã. E no embalo desse crescimento está marcado para o dia 30 de abril, às 20 horas, um leilão de muita qualidade. É o Peso Pesado Tabapuã, que será promovido no Tatersal Rubico Carvalho, durante a Expozebu. A promoção é da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã.