Por G1 DF


Serpente resgatada pelo Batalhão Ambiental no DF — Foto: Polícia Militar/Divulgação

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar informou ter resgatado 14 animais silvestres nesta quarta-feira (14). A previsão da corporação é de que em 2018 sejam recuperados mais animais do que no ano passado. “Com a proximidade dos condomínios residenciais a áreas rurais, a tendência é que o número aumente”, afirmou o major José Gabriel Souza Junior.

Os animais resgatados na quarta:

  • 3 jiboias
  • 2 cascavéis
  • 2 cobras-do-milho
  • 2 jabutis
  • 1 saruê
  • 1 mico-leão
  • 1 tamanduá-mirim
  • 1 arara-canindé
  • 1 tatu

O número de cobras – foram sete no total – surpreendeu a corporação. “A nossa média de serpentes é de duas ou três por dia”, disse o major.

Duas cobras da variante conhecida como cobra-do-milho foram encontradas no Incra 8, em Brazlândia. Elas são chamadas assim por ficarem próximas a plantações, e não são venenosas. Ambas estavam em boas condições de saúde e foram devolvidas ao habitat natural, sem precisarem ir para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

As jiboias estavam em localidades diferentes. Enquanto uma foi localizada em uma horta no Recanto das Emas, o resgate das outras duas foi na quadra 28 do Park Way e em Samambaia. Já as cascavéis estavam na região da Fercal, dentro de uma fábrica.

Mico-leão ferido é resgatado no Distrito Federal — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Ataque proposital

Um mico-leão foi encontrado com ferimento. O bicho, que estava bastante abatido, foi encaminhado ao Cetas do Ibama e, em seguida, deve passar por tratamento no Hospital Veterinário da UnB.

A Polícia Militar acredita que o ferimento deve ter sido proposital, devido a uma tentativa de assassinato por causa da febre amarela. O major Souza Junior criticou o ato de crueldade, que não ajuda no combate à doença. "Os primatas não-humanos são tão vitimas quanto nós, eles só contraem a doença e não a transmitem", explicou.

Dupla de jabutis silvestres resgatados no Distrito Federal — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Uma dupla de jabutis que estava na Colônia Agrícola Bernardo Sayão, no Guará, também foi encaminhada de volta à natureza, sem qualquer ferimento.

Outro resgate foi o de um tamanduá mirim que estava na Estrutural. A mãe dele acabara de ser morta atropelada, e o filhote não queria soltá-la. Já o saruê foi encontrado dentro do Hospital das Forças Armadas (HFA), no Cruzeiro. O tatu resgatado estava em um prédio público, passeando pelos jardins do Tirbunal de Contas da União (TCU).

Em todo o ano de 2017, 2.183 bichos foram devolvidos ao habitat. Só no primeiro bimestre deste ano, já foram 480 resgates.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1