Programação gratuita do fim de semana tem festivais e exibição de ótimos filmes

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
26/10/2017 às 16:48.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:24
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

A programação cultural de BH e região está cheia de atrações gratuitas das mais diferentes formas. Tem apresentações teatrais, concertos sinfônicos, feira de arte, evento gastronômico... Mas quem deve ficar feliz mesmo é o fã de cinema. Neste fim de semana, é possível conferir um festival de curtas, uma mostra sobre patrimônio urbano e a exibição de um clássico de Michelangelo Antonioni. Para as crianças, tem dois grandes filmes da Disney no MIS Santa Tereza.

Confira quais são os destaques gratuitos deste fim de semana:

SEXTA (27)

Festival de cinema

Está em cartaz o Lumiar – Festival Interamericano de Cinema Universitário da Una, com apresentação de curtas-metragens de estudantes de qualquer parte das Américas. Neste ano, o festival recebeu 290 produções audiovisuais de oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México e Venezuela). Desses, 29 filmes foram selecionados e concorrerão ao título de melhor filme, por meio do voto popular e pela escolha do Júri Oficial. Entre sexta e domingo, os filmes poderão ser conferidos no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro). Veja a programação aqui.

 Cultura e gastronomia

Até domingo, das 9h às 18h, o Parque Municipal recebe o projeto Vitrine Cultural e Gastronômica. A programação traz ao público conteúdos que disseminam a cultura da alimentação saudável, apresentando peças de teatro e oficinas gastronômicas para crianças e adultos.

 Feira de Arte

De sexta a domingo, o CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104, Centro) recebe a primeira edição da Feira Livre de Arte Contemporânea (FLAC). O evento traz a oportunidade de exposição e venda de obras de arte – contribuindo para profissionalização dos artistas – e a ampliação do acesso do público aos contextos de produção e circulação das Artes Visuais. Participam da feira 65 artistas e coletivos, prezando pelo desenvolvimento das obras e diversidade de idades, origens e temas trabalhados, que nortearam a escolha de artistas amadurecidos e também em processo de pesquisa e experimentação. Na sexta, haverá um leilão com renda revertida para o grupo Pérolas de Minas, que atua na prevenção ao câncer de mama.

 Sinfônica de Betim

Sob a regência do maestro Márcio Miranda Pontes a Orquestra Sinfônica de Betim se apresenta em mais um concerto da série Sexta Sinfônica, na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim. O evento conta com a participação solo especial do contrabaixista Alfredo Ribeiro. No programa obras do compositor russo Serge Aleksandrovich Koussevitzky e do francês Georges Bizet. Sexta, às 19h.

 Festival Estudantil de Teatro

Espetáculos do Festival Estudantil de Teatro (FETO) estão sendo apresentados até domingo no Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal). Sexta, às 20h, é a vez de “Em Trânsito”, que traz quatro peças coreográficas do Grupo Jovem de Dança. Sábado, às 15h30, o Grupo Casca Grossa apresenta “100 Sinal”, um drama sobre adolescentes que se perdem entre a vida real e o mundo virtual. Domingo, às 11h, o grupo Corpo Composto apresenta “AdoleSendo”, que trata da relação entre alunos e escolas.

 Zabriskie Point

Na próxima sessão da mostra permanente Cinema e Psicanálise, nesta sexta, às 19h30, o Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes, av. Afosno Pena, 1537) exibe “Zabriskie Point” (1970), retrato icônico do fim dos anos 60 construído pelo diretor italiano Michelangelo Antonioni. O filme ganhou notoriedade pela sua aproximação com a pulsante contracultura da época, bem como a cinematografia, direção e trilha sonora, que contou com Pink Floyd, Rolling Stones e Grateful Dead. Com um elenco composto em sua maioria por atores desconhecidos e amadores, Zabriskie Point cria um surrealismo documental ao mesclar filmagens reais de protestos em universidades a uma rebeldia experimental. A narrativa será comentada por Sergio Laia, psicólogo e psicanalista, mestre em Filosofia e doutor em Estudos Literários pela UFMG.

 Patrimônio urbano

Até domingo, o MIS Cine Santa Tereza (Praça Duque de Caxias) exibe a mostra “Olhares Cinematográficos Sobre o Patrimônio Urbano”. O objetivo é estimular uma reflexão sobre a relevância do patrimônio cultural, por meio da exibição de filmes e a realização de debates. Destaque para a exibição às 19h30 de sexta de “Crônica da Demolição” (2015), que trata da demolição do edifício Palácio Monroe no centro do Rio de Janeiro.

 Parada Gastronômica

Diversos profissionais da gastronomia estarão reunidos na 3ª edição da Parada Gastronômica, realização sexta, a partir das 16h, no Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte (rua Erê, 207, Prado). Em food trucks, chefs de cozinha e estudantes irão montar os mais diversos pratos, de sabores nacionais e internacionais, comercializados a preços acessíveis. Também haverá apresentações culturais, música com Eduardo Picoli e barracas de produtos típicos.

 Festa em Nova Lima

De sexta a domingo, acontece o Nova Lima Beerfest: Festa da Cerveja Artesanal de Nova Lima, evento com produtores da cidade e nacionais, além de shows de artistas locais e regionais. Uma das missões do evento, além de fomentar o polo cervejeiro, é valorizar os artistas locais com a oportunidade de se apresentarem em uma estrutura profissional para um grande público. Na praça Bernardino de Lima, Centro.

 SÁBADO (28)

Grandes obras da Disney

Duas das melhores animações produzidas neste século serão exibidas no MIS Santa Tereza (Praça Duque de Caxias) neste fim de semana, às 17h. No sábado, em cartaz o filme “Up Altas Aventuras”, sobre o velhinho que sai em uma aventura de maneira inusitada. No domingo, é a vez de “Wall E”, emocionante obra sobre um robozinho treinado para recolher lixo em um planeta destruído.

 Serviços e lazer

No sábado, entre 9h e 14h, o Campus Estoril do UniBH (av. Mário Werneck, 1685) estará aberto para a comunidade mais uma vez. O objetivo é oferecer serviços, lazer e cultura gratuitos para toda a população. Na programação está o atendimento veterinário, plantão com psicólogos, oficina circense para a família, aulão de dança e atividades de educação no trânsito. Para as crianças, haverá oficina de circo com a Trupe Gaia e oficina de Habilidades Motoras com a equipe de Educação Física.

 Uma tarde no museu

Para encerrar as comemorações do mês das crianças, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade) realiza neste sábado mais uma edição do projeto “Uma tarde no Museu”. A iniciativa oferece diversas atividades gratuitas e com classificação livre para as crianças, pais e acompanhantes. A programação terá início às 14h com a realização da oficina de construção de brinquedos com o educador e brinquedista Rafael Sol. Às 15h30, será a vez do circo invadir os salões do museu com a Cia Gêmea, que preparou diversas atividades circenses para as crianças e suas famílias. E o encerramento das brincadeiras será às 16h30, com o Músico Pai que realizará uma oficina interativa.

 Observação da Lua

No sábado, celebra-se a Noite Internacional de Observação da Lua. Na data, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) exibe imagens da Lua, obtidas por telescópio, em sua Fachada Digital. Enquanto isso, no Terraço Astronômico, haverá a última observação noturna do ano no museu. Isso porque a atividade é suspensa durante o horário de verão. A partir das 17h30, serão distribuídas 120 senhas para quem deseja ver a Lua pelas lentes de um telescópio. Além da programação, o Espaço também realiza às 15h a oficina As Fases da Lua, que ensina os participantes a prever a visibilidade do satélite natural em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses.

 Banda Sinfônica

A Banda Sinfônica de Poços de Caldas desembarca em Belo Horizonte e se apresenta na Sala Minas Gerais (rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto), no sábado, às 20h. Criada há cinco anos pelo maestro Juliano Marques Barreto, a banda possui 48 músicos, entre professores e alunos dos cursos de sopro e percussão do Conservatório de Poços de Caldas. Apesar de pouco tempo de estrada, o conjunto já se apresentou no Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além da capital mineira. A banda irá apresentar um repertório variado, que vai de óperas de compositores eruditos, como Bizet, a arranjos para clássicos do rock, como canções do Led Zeppelin.

 Julia Branco

O Memorial Minas Vale (Praça da Liberdade) será palco para a cantora Julia Branco neste sábado, às 15h. A artista se apresenta ao lado de dois parceiros da Todos os Caetanos do Mundo, Thiago Braga e Gabriel Lisboa, e interpreta músicas da banda e algumas novidades que estarão em seu primeiro disco solo. Julia, que também é atriz, deve fazer ainda uma encenação.

 DOMINGO (29)

Orquestra Jovem Sesiminas

O programa Concertos Dominicais Peter Lund recebe neste domingo, às 11h, a Orquestra Jovem Sesiminas. A apresentação acontece no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Campus Coração Eucarístico).

 A Savassi é da Gente

O programação “A Savassi é da gente” deste domingo terá rua de lazer e jogos de tabuleiro, além de partidas de vôlei sentado. Outro destaque é a presença do SPA Harmonize, no qual serão realizadas massagens energizantes com cadeira de quick massage, aparelhos massageador e escaldapés. O intuito é divulgar a clinica e oferecer ao público do programa momentos de relaxamento para alivio das tensões, promovendo conforto e bem-estar. Na praça Diogo de Vasconcelos. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por