Por G1 Vale do Paraíba e Região


Moradores protestam contra corte de 430 árvores no Bosque da Tívoli em São José — Foto: Arquivo Pessoal/Celso Antônio Pedro

Moradores e ambientalistas de São José dos Campos fizeram um novo protesto na manhã deste domingo (18) contra o corte de mais de 400 árvores localizadas em uma área verde particular conhecida como Bosque da Tívoli, na Vila Betânia.

Segundo a organização, a manifestação reuniu cerca de 150 moradores, além de ambientalistas da cidade que são contra a retirada das árvores, dentre elas, algumas que são espécies nativas.

Os manifestantes se reuniram em frente a área verde e de lá seguiram para o Parque Vicentina Aranha, onde colheram assinaturas para o abaixo-assinado pedindo que a prefeitura transforme a área em um bosque. A sugestão ainda não foi enviada para o governo.

Bosque da Tívoli fica na região central de São José dos Campos — Foto: Flavio Forner / Arquivo Pessoal

Polêmica

O corte das árvores para a construção de um estacionamento gerou polêmica na cidade e está suspenso após decisão da Justiça. A remoção das árvores já havia sido autorizada pelo órgão ambiental responsável, a Cetesb.

O objetivo da manifestação é sensibilizar a população e pedir para que a construtora Marcondes César, dona do terreno, abra um canal de diálogo com os moradores.

O local forma um bosque, atrás do Hospital Santos Dumont, e tem cerca de 8,4 mil metros quadrados. A área particular pertence a construtora Marcondes César, que pretende montar um estacionamento de veículos no local.

O único impedimento por parte da prefeitura para a liberação do restante da retirada é a falta de uma autorização da Aeronáutica, porque o terreno fica em área próxima ao aeroporto e depende da liberação do órgão. O comando militar analisa o pedido.

Segundo a Cetesb, a área não é de preservação ambiental nem tem exemplares ameaçados de extinção, por isso a retirada das árvores foi liberada, com base em pareceres da prefeitura.

Contudo, os moradores apontam que a remoção prejudica a comunidade e o meio ambiente, pois reduz a área verde da cidade e acaba com um espaço que serve há anos a comunidade. Eles pedem que a prefeitura faça do espaço um parque.

Construtora comprou área do Bosque da Tívoli e pretende montar estacionamento — Foto: Nelben Azevedo/Arquivo pessoal)

Estacionamento

Segundo a empresa Marcondes César, a área foi comprada há cerca de um ano e que deverá ser transformada em um estacionamento, porque todos os documentos e processos estão dentro do que a lei prevê.

A construtora também disse que uma área verde será criada na zona norte da cidade, como forma de compensação ambiental. Foram plantadas 2,7 mil mudas em uma área de 16 mil metros, que fica na estrada da Vargem Grande. A Marcondes César informa ainda que parte do bosque será mantida, o equivalente a 20% da área total.

A Marcondes César disse neste domingo que ainda que continua aguardando a autorização do comando militar para utilizar a área.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1