Por Jornal da EPTV 2ª Edição — Boa Esperança, MG


Boa Esperança é município do Sul de Minas com maior número de afogamentos no ano

Boa Esperança é município do Sul de Minas com maior número de afogamentos no ano

Boa Esperança é a cidade com mais casos de afogamentos registrados em 2018. Até agora, cinco pessoas morreram afogadas no município. Quatro delas morreram no Lago dos Encantos, que faz parte da Represa de Furnas. O último caso aconteceu na terça-feira (15), com a morte de um menino de 10 anos, que não sabia nadar. Familiares reclamam da falta de salva-vidas no lago.

"Se desse um jet-ski com um bombeiro ou para um militar mesmo pra ele ficar ali só orientando para não deixar criança entrar, poderia não ter acontecido o que aconteceu e que várias vezes já aconteceu", disse o cunhado do menino, Edson Antônio Corrêa.

O menino Luiz Gabriel de Oliveira estava no local conhecido como Beira Lago acompanhado da irmã de 14 anos e de mais dois adolescentes. Em um momento de descuido, ele entrou na água e afundou na mesma hora. Segundo o bombeiro que encontrou o menino, bem no local existe um buraco de quase três metros de profundidade. Isso a menos de 50 metros da "prainha", onde é permitido nadar.

Menino de 10 anos foi a 5ª vítima de afogamento em 2018 em Boa Esperança — Foto: Reprodução EPTV

"Ele tinha ingerido muita água, acho que tinha alimentado, almoçado, pegamos o garoto, colocamos em um carro particular e transportamos para o hospital, que era o mais próximo que tinha, que era a UPA", disse o cabo do Corpo de Bombeiros, Carlos Alberto França.

A prefeitura diz que é impossível fiscalizar todo o Lago dos Encantos, cuja orla tem 18 quilômetros de extensão.

"Existe uma área delimitada para natação, que é essa área que existe aqui em frente à Praia do Bicano. Infelizmente, as crianças, os jovens, eles buscam outras áreas para natação, essa área delimitada está sempre coberta pela Guarda Municipal. Com relação às outras áreas, foge do nosso controle essa cobertura dessa extensão", disse o secretário de administração Edson de Oliveira.

Quatro pessoas já morreram este ano nas águas do Lago dos Encantos, em Boa Esperança — Foto: Reprodução EPTV

O secretário disse ainda que a prefeitura firmou um convênio com o Corpo de Bombeiros para instalar uma base na cidade. Mas ainda não há data para o serviço começar.

"É um ponto crucial ter uma pessoa direto em volta do lago, se tiver vai evitar muitas tragédias. Isso não vai trazer o Gabriel de volta, mas vai evitar de outros morrerem na água", completou o cunhado de Luis Gabriel.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?