Geral

Barragem inaugurada em Jaguaré tem capacidade para 433 milhões de litros de água

Serão armazenados 433 milhões de litros de água em 19 hectares de área alagada - o equivalente a 19 campos de futebol

Mais uma barragem que vai garantir água em futuros períodos de estiagem foi entregue para os capixabas. Por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Governo do Estado inaugurou, na manhã deste sábado (12), a Barragem Água Limpa, no município de Jaguaré, um investimento de R$ 1,5 milhão. Serão armazenados 433 milhões de litros de água em 19 hectares de área alagada - o equivalente a 19 campos de futebol.

A solenidade, realizada no distrito de Água Limpa, que dá nome à barragem, contou com a presença do governador Paulo Hartung; do vice-governador César Colnago; do secretário de Estado da Agricultura em exercício, Horácio Augusto Mendes de Sousa; além de demais lideranças estaduais e do município.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung destacou que a barragem faz parte de uma política de Estado para garantir segurança no abastecimento de água para população capixaba. Hartung ressaltou que a barragem de Água Limpa, em período de seca, garante abastecimento por aproximadamente 100 dias. O governador relembrou que o presidente da Câmara, - então presidente da república em exercício - Rodrigo Maia, quando esteve no Estado em setembro de 2017, acompanhou o início das obras para a construção da barragem.

“É uma alegria estar com vocês inaugurando uma obra que, em seu início, recebeu visita do Rodrigo Maia enquanto presidente da república em exercício. No Espírito Santo, tivemos forças de seguir o caminho certo. Tive que viver com incompreensões adversas, mas fizermos o certo e, hoje, podemos inaugurar essa importante obra e anunciar investimentos para o município de Jaguaré”, explicou o governador.

O vice-governador César Colnago destacou o conjunto de investimentos e programas do Governo voltados para a segurança hídrica no Estado. "Essa barragem que emtregamos hoje é um sonho que virou realidade. Passamos por uma grande seca no Espírito Santo que afetou todo mundo, e reservar água com a construção de barragens e investir em reflorestamento é fundamental para garantir os recursos hídricos", pontuou.

O secretário da Agricultura em exercício, Horácio Augusto, afirmou que a barragem de Água Limpa faz parte de um amplo programa de governo que tem sido implantado no Estado. "É uma barragem que tem o tamanho de quase 20 campos de futebol e que garante água para a cidade de Jaguaré em situações de estiagem. O Programa Estadual de Construção de Barragens é uma política pública muito importante porque garante o abastecimento das pessoas e dos agricultores. Serão 60 barragens até o final deste ano", destacou.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens tem como objetivo ampliar a reservação de água para futuros períodos de estiagem. Até o final do ano, serão investidos R$ 60 milhões para a construção de 60 barragens em todo o Espírito Santo.

Pontos moeda