Por G1 Santarém — PA


Moradora de comunidade ribeirinha atendida pelo sistema de energia solar agora prepara os alimentos com água potável — Foto: Wander Roberto/Arquivo pessoal

A partir desta semana, moradores da comunidade Suruacá, localizada às margens do Rio Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, passam a contar com água potável viabilizada pela implantação de sistema de tratamento de água com geração de energia solar. A iniciativa é do Projeto Saúde e Alegria em parceria com a Aliança Água+ Acesso.

O sistema abastecerá 500 pessoas de 127 famílias de Suruacá. A ideia do Projeto Saúde e Alegria é expandir a implantação dessa tecnologia que utiliza de forma híbrida diesel e energia solar para viabilizar o bombeamento de água para os ribeirinhos a menores custos e de forma mais sustentável.

Segundo o coordenador do PSA, Caetano Scannavino, a situação da região era muito complicada, pois, assim como a grande parte das comunidades que não têm acesso à rede elétrica, dependia de um gerador movido apenas a diesel para o funcionamento do sistema.

“Além de ser poluente e ter um custo cada vez mais elevado, o transporte do diesel só podia ser feito por distribuidor autorizado, e, por ser um local isolado, nenhuma empresa realizava a entrega, obrigando os moradores a percorrer longas distâncias para comprar clandestinamente. Além de ilegal, onerava a comunidade. Com a solução híbrida solar, além de uma expressiva redução de custos, elimina a energia poluente pela emissão de carbono”, afirmou Scannavino.

Para a gestão e manutenção da solução implantada, o PSA organiza e capacita os moradores que atuam como responsáveis pela operação e sustentabilidade do sistema. Eles se organizaram em associação para definição das responsabilidades e da taxa de contribuição. “Além de orientarmos as famílias, realizamos treinamento com técnicos que estamos chamando de eletricistas do Sol. Assim, garantimos a manutenção dos equipamentos e geramos renda para moradores locais”, finalizou Scannavino.

Além de Suruacá, o PSA por meio da Aliança Água+ irá implantar, ainda em 2018, soluções e sistemas de água e saneamento em outras seis comunidades e formar um fundo para melhorias em outras oito comunidades do oeste do Pará, beneficiando diretamente mais de 2.000 pessoas.

O projeto iniciou suas ações em 1987 com foco em saúde, geração de renda e desenvolvimento territorial, e já implantou sistemas de abastecimento e tratamento de água em 37 comunidades com o apoio de diversos parceiros e atualmente atende cerca de 30 mil pessoas em 150 comunidades do Pará.

Parceria

A nova tecnologia é viabilizada pela Aliança Água+ Acesso, coalizão formada com apoio e investimento do Instituto Coca-Cola Brasil que hoje conta com 15 organizações dedicadas a ampliar o acesso à água e saneamento em comunidades rurais em oito estados brasileiros.

De acordo com Rodrigo Brito, gerente do Instituto Coca-Cola Brasil, exatamente a população que mora ‘em cima’ da água não tem água potável nas suas residências. “Nosso intuito é trazer cada vez mais soluções que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas. É fazer, na prática, com que a tecnologia chegue à ponta e resolva questões sociais importantes”, disse.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?