Por Caroline Aleixo e Joyce Rodrigues , G1 Triângulo Mineiro com informações do MGTV


Luz na Infância 2: Polícia Civil cumpre mandados em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

Luz na Infância 2: Polícia Civil cumpre mandados em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

A Polícia Civil em Uberlândia apreendeu mais de 700 mil arquivos com um advogado de 25 anos que foi preso na cidade na manhã desta quinta-feira (17) durante a Operação “Luz na Infância 2” de combate à pornografia infantil no país. O material estava armazenado em HDs e será periciado para identificar se todos os arquivos estão relacionados à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Arquivos estavam armanezados em HDs e foram apreendidos na casa do suspeito em Uberlândia — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Fábio Ruz, o suspeito está entre os cinco principais alvos da operação que ocorre em todo país, devido à quantidade de mídias apreendidas. O mandado de busca e apreensão foi cumprido pelos policiais na casa do advogado, no Bairro Santa Mônica, onde também foi dada voz de prisão em flagrante.

“No momento em que ele percebeu a ação policial, ele subiu para o quarto e ali tentou apagar alguns vídeos. Por enquanto nossa linha de investigação trabalha somente com armazenamento. Nós não identificamos nenhum conteúdo de índole comercial”, disse.

Entre os vídeos e imagens recebidos ou compartilhados pelo suspeito, a polícia identificou um arquivo de uma criança de quatro anos, nua, que seria do convívio social do suspeito.

Advogado preso durante operação Luz na Infância 2 em Uberlândia — Foto: Polícia Civil/Divulgação

O suspeito preso em Uberlândia foi levado para a Delegacia Especializada de Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, cuja equipe policial foi responsável pelo cumprimento do mandado. Em seguida, será encaminhado ao Presídio Professor Jacy de Assis.

Os trabalhos de investigação continuam para identificar outras pessoas que teriam recebido ou enviado os materiais.

O nome do suspeito não foi informado pela polícia, por isso a reportagem não conseguiu saber se já há advogados constituídos para representá-lo.

Operação na região

A Operação Luz na Infância 2 foi realizada nesta quinta-feira em 24 estados e no Distrito Federal. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, houve cumprimento de mandados também em Uberaba, São Gotardo e Ibiá.

Em Uberaba, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi presa em flagrante. Um homem de 34 anos foi preso em Ibiá, no Alto Paranaíba, durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Em São Gotardo, uma pessoa de 24 anos também foi presa.

Ação em Minas Gerais

De acordo com a Polícia Civil, 68 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 32 cidades mineiras.

Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, há cumprimento de mandados de busca e apreensão em Além Paraíba, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé, Viçosa e Barbacena.

Já no Centro-Oeste do estado, foram anunciadas ações em Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga e Pará de Minas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1